Secretaria de Desenvolvimento Sustentável

SEMDESU

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável tem a missão de gerenciar o Desenvolvimento Econômico, o Turismo e o Meio Ambiente no município. Entre as inúmeras funções estão o fomento ao empreendedorismo, o respeito aos direitos do consumidor, a inserção ao mercado de trabalho além do gerenciamento de licenças ambientais e a fiscalização, controle e monitoramento de empreendimentos e atividades potenciais e causadoras de poluição hídrica, atmosférica e de solo, exercendo o poder de polícia administrativa, na área de sua competência além de controlar a poluição sonora.


Endereço: Avenida Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica. CEP: 29102-915
Telefone: +55 27 3149-7266



SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Idalécio Carone Filho
Telefone: +55 27 3149-7266 // E-mail: idalecio.filho@vilavelha.es.gov.br
  • Carlos Alberto de Barros
    ASSESSOR ESPECIAL
    +55 27 3388-4137
    carlos.barros@vilavelha.es.gov.br
  • Carlos Von Schilgen Pereira
    SUBSECRETÁRIO DE TURISMO
    +55 27 3149-7995
    carlos.pereira@vilavelha.es.gov.br
  • Mauricio Luiz Gorza
    SUBSECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE
    +55 27 3149-7265
    mauricio.gorza@vilavelha.es.gov.br

Coordenação de Comércio Exterior

Estrategicamente localizada na Região Sudeste do Brasil, perto dos maiores centros consumidores e produtores do País, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, Vila Velha é uma cidade de braços abertos para o mundo.
 
Vila Velha ocupa posição de destaque na atividade portuária do Espírito Santo, contando um complexo de 7 terminais que atende a cargas diversas – como petróleo, álcool e derivados, granéis sólidos, papel e celulose, rochas ornamentas, veículos, alimentos, produtos siderúrgicos, minério de ferro, equipamentos eletrônicos, produtos têxteis, fertilizantes e bebidas.
 
A cidade conta também com uma ampla malha rodoferroviária e sua localização na porção central do País permite a integração rápida com outras regiões, fazendo com que Vila Velha seja uma das principais opções para a entrada e saída de produtos no Brasil.
 
Neste cenário, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através de sua Coordenação de Comércio Exterior, trabalha para estimular o empreendedorismo local em acessar ou desenvolver mercados internacionais.

Nossas ações visam: