Programa Saúde na Escola

De: Secretaria de Saúde
Criado: 20 de novembro de 2013

Por meio de visitas periódicas de equipes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Programa Saúde na Escola (PSE) realiza um trabalho de prevenção e de promoção à saúde dos alunos. O PSE conta com equipamentos enviados pelo Ministério da Educação para medição e pesagem dos estudantes.

Ao todo, 18 escolas são atendidas e contam com palestras, oficinas e atendimento à prevenção bucal, entre outras iniciativas. Em parceria com a Secretaria de Saúde, a Semed desenvolverá também o Projeto de Saúde da Voz, contemplando professores do Magistério, por meio de fonoaudiólogos.

O PSE desenvolve o trabalho nas escolas por meio de três ações: avaliação clínica e psicossocial, promoção e prevenção, capacitações com os profissionais da Educação e da Saúde do município. Estudantes de Nutrição do Centro Universitário Vila Velha (UVV) são parceiros nesta iniciativa e reforçam as ações do PSE, contribuindo com a avaliação clínica dos alunos (pesagem e medição, por exemplo).