Descida do Rio Jucu

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Criado: 20 de novembro de 2013

Descida de 2011

Em nome da preservação do meio ambiente a Prefeitura de Vila Velha apoia a Descida Ecológica do Rio Jucu. O movimento visa despertar a consciência para conservação do rio que abastece centenas de famílias. Já são mais de 20 anos de evento.

Pensando na segurança e bem estar dos participantes , as embarcações são acompanhadas pela Capitania dos Portos, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar que sempre apoiam o evento.

Assista ao vídeo

O Rio Jucu é responsável pelo abastecimento de água de 60% da população da Grande Vitória (Vila Velha, Viana, Cariacica e Vitória). Por isso, a importância da conscientização de se preservar o recurso natural.

Rio Jucu

O Rio Jucu é um rio brasileiro da região sudeste, cuja bacia está totalmente incluída no estado do Espírito Santo. Ele nasce na região serrana do Estado, mais especificamente na região de pedra azul no distrito de Domingos Martins a 90 km do mar, e deságua no Oceano Atlântico.

A Bacia Hidrográfica do rio tem uma extensão aproximada de 166 km. Sua nascente fica na Serra do Castelo, que é uma ramificação da Serra de Pedra Azul.
É um rio com volume médio de água, nos trechos iniciais é rápido e com corredeiras constantes, muito utilizado para a prática de rafting.

Seu encontro com o oceano em período de maré alta provoca uma pequena pororoca. É um rio histórico, que serviu às primeiras investigações do sertão capixaba e permitiu o desbravamento do interior dos municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana. O Rio Jucu recebeu esse nome através dos índios, para os quais jucu é uma árvore de canela.

Dentre os principais benefícios trazidos pela bacia do rio, destacam-se a geração de energia elétrica, desenvolvimento industrial, irrigação de lavouras, turismo, pesca e abastecimento de água. á os principais problemas enfrentados pela Bacia do Rio Jucu são assoreamento, esgotos, desmatamento, queimadas, erosão, agrotóxicos e ocupação das margens do rio.