Pague suas dívidas com descontos de até 100%
A Prefeitura de Vila Velha dá desconto para o pagamento à vista de dívidas relacionadas ao IPTU, ISSQN, ITBI e outros impostos. O contribuinte também pode parcelar suas dívidas em até 60 vezes. Clique aqui e saiba como.

Desenvolvimento Urbano - Calçada Legal

A implantação do projeto Calçada Legal, iniciada em janeiro de 2011, tem alcançado números significativos de adesão dos moradores dos bairros Praia da Costa, Itapuã e Itaparica, que fazem parte do projeto. Mais da metade dos proprietários notificados já iniciaram ou concluíram as obras de adequação das calçadas.

Cartilha da Calçada Legal - Clique aqui

As mudanças nas calçadas do município já são visíveis. Pelo menos 800 dos 1.200 imóveis notificados tiveram suas calçadas construídas. Com um alto índice de adesão, é o resultado mais positivo de todos os municípios capixabas que adotaram a iniciativa.

O objetivo da ação é proporcionar melhoria de vida, garantir conforto e, principalmente, segurança na acessibilidade de todos nas calçadas de Vila Velha. Em especial, para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida temporária, obesos, gestantes e idosos.

O sucesso do projeto é tão grande que já virou referência para outros municípios e até para cidades de fora do Estado. O Calçada Legal tem dado tão certo que Vila Velha já foi procurada por outras prefeituras para explicar nossa metodologia.

Calçada ideal

A calçada ideal deve ser conservada, segura e livre de obstáculos. Ela deve ter uma faixa de percurso livre, uma faixa de serviço para implantação de equipamentos urbanos e rampas, ambas com sinalização podotátil para garantir e facilitar a circulação de pessoas.

O piso podotátil de alerta está associado a uma faixa de cor contrastante e sinaliza desníveis, rampas, obstáculos, mudanças de direção e situações que envolvam risco para o pedestre. Já o piso podotátil direcional indica mudanças na direção a ser seguida, também com cor contrastante com o piso adjacente.

Atenção

Os moradores de outros bairros que tiverem interesse em reformar ou construir suas calçadas, dentro dos padrões do Calçada Legal, podem procurar a Gerência do Projeto na sede da Prefeitura, que fica na Avenida Santa Leopoldina, 840, 1º andar,  sala 12, Coqueiral de Itaparica. 

Telefone: 3149-7279

Email:calcadalegal@vilavelha.es.gov.br

Serviço

Lei Calçada Legal - 5477