Conhecendo o município

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Criado: 20 de novembro de 2013

Conhecendo o município

Vila Velha é o mais antigo município do estado do Espírito Santo. Nesse lugar, onde o passado e o futuro se encontram, o cenário de desenvolvimento é promissor. Vila Velha é o município mais populoso do Estado, superando a Capital, Vitória, com 414.586 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua maioria, moradores da área urbana. Em seu território estão demarcados cem bairros, conforme Lei 4707/08.
A cidade possui 218 km de extensão, situado na Região Metropolitana da Grande Vitória – que é composta por sete municípios.

A indústria é a principal atividade econômica, destacando os pólos de confecção dos bairros Glória e Santa Inês, a Indústria de Chocolates Garoto e o setor portuário.

A maioria dos terminais do “Porto de Vitória” está situada em Vila Velha com grande diversidade de mercadorias movimentadas.

Vila Velha é uma cidade litorânea, com 32 quilômetros de lindas praias, com grande atração turística e de desenvolvimento imobiliário.

A cidade está a apenas 5 km da capital do Estado, Vitória, a 521 km do Rio de Janeiro, a 524 km de Belo Horizonte, a 882 km de São Paulo e a 1.230 km de Brasília.

Perfil de empresas instaladas em Vila Velha

Microempresas: 66,6%
Pequeno Porte: 2,8%
Outras: 30,5%

Do que vive Vila Velha

Agropecuária: 0,28% do PIB
Indústria: 27,29% do PIB
Comércio e serviços: 72,44% do PIB

Principais potencialidades de Vila Velha

  1. Indústria de comércio exterior e sistema portuário
  2. Indústrias leves (alimentos, confecções e bebidas)
  3. Construção civil
  4. Comércio e Serviços
  5. Turismo (histórico, cultural e natural)
  6. Agricultura e Pesca
  7. Esportes (alto rendimento, circuitos regionais, nacionais e internacionais)