Cultura, Esporte e Lazer - Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna


PROGRAMAÇÃO 



“Hipotermia” em cartaz no Teatro de Vila Velha nesta quarta (19)
 
A peça “Hipotermia” será apresentada nesta quarta-feira (19), a partir das 19h30, no Teatro Municipal de Vila Velha, no Centro. Produzido pela companhia Nissi, o espetáculo conta a história de duas pessoas e fases de suas vidas até o momento de decidem o que querem ser.
Serviço:
Espetáculo Hipotermia 
Data: 19 de abril (quarta-feira)
Horário: 19h30
Ingresso: R$ 5 e um quilo de alimento não perecível
Local: Teatro Municipal de Vila Velha, Centro

____________________________________________________________________________


A partir desta terça-feira (18), a Casa da Memória, na Prainha, vai sediar a exposição de esculturas de Nossa Senhora da Penha do artista Hippólito Alves. A exposição, que estará aberta a visitação até o dia 14 de maio, é alusiva às comemorações do Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira de Estado. Entrada franca.

O artista exporá 18 esculturas como forma de realizar uma viagem no tempo e reviver um pouco a história da fé à santa.

A exposição é realizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).
 
Serviço:
Nossa Senhora da Penha – esculturas
Data: 18/04 até 14/05
Local: Casa da Memória de Vila Velha, Prainha
Horários: de segunda a sexta, das 08 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 09 às 14h
____________________________________________________________________________

HISTÓRIA DO TEATRO MUNICIPAL ELIO DE ALMEIDA VIANNA

Em 1960, o prefeito Tuffy Nader construiu a moderna sede para os serviços municipais do Executivo e da Câmara Municipal, com objetivo de perpetuar o início de um novo tempo na trajetória da cidade. Com determinação própria de homem dinâmico e empreendedor, idealizou marcar essa transição com uma obra, que além de bonita, fosse útil e se constituísse num marco da cidade, que abandonava a velha imagem da pobreza para alçar vôo nos ideais do progresso e da cultura.

Na empreitada, convidou o arquiteto capixaba Elio de Almeida Vianna para fazer o projeto, marcado pelas linhas de equilíbrio que compõem as suas quatro fachadas e por um espaço físico interno que abrigaria o Poder Executivo, além de moderno auditório e demais dependências para o Poder Legislativo.

O progresso e o início do avanço cultural da cidade sugerido pela obra de Tuffy Nader o fizeram construir os quiosques ao longo da Praia da Costa, repetindo em miniatura, o novo símbolo da cidade, contido na arrojada forma da cobertura da sede da prefeitura, apesar de alguns dizerem tratar-se de uma imitação de Asa Delta.

A partir da mudança da Câmara, a sede da Praça Duque de Caxias passou a pertencer exclusivamente ao Poder Executivo. Entre 1989 e 1992, a administração municipal deixou o prédio, que foi transformado em centro cultural do município. Para isso, dotou-o de acústica e espaço para galeria de artes e demais dependências para atividades culturais. A sede da Prefeitura passou para as esquinas das ruas Henrique Laranja e Sete de Setembro, em um prédio de três andares, no Centro da cidade.

Reabertura - O Teatro ficou fechado por alguns anos e foi reaberto em maio de 2016.  Recebeu diversas melhorias: nova pintura externa e interna, recuperação do piso do palco, recuperação do forro de gesso, substituição de portas danificadas, recuperação dos banheiros, recuperação do lustre da entrada principal, reparos na parte elétrica, substituição do carpete da parede, recuperação do estofamento de todas as cadeiras, aquisição de todo aparelhagem de sonorização e iluminação cênica, além de um novo sistema de ar condicionado.

Teatro Municipal de Vila Velha:
Endereço: Praça Duque de Caxias, Centro
(27) 3388-4217