Festa da Penha

De: Secretaria de Esporte e Lazer
Criado: 20 de novembro de 2013

Festa da Penha

Vila Velha, o berço da civilização capixaba, que completou 478 anos em 2013, possui belas histórias que envolvem suas riquezas naturais, patrimônios e cultura. Entre tantas belezas, destaca-se o Convento da Penha, cartão postal capixaba, dedicado a Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Espírito Santo.

Desde o tempo das capitanias hereditárias, a padroeira capixaba é homenageada por devotos. E, através dos anos, a festa que homenageia a santa atrai milhares de fiéis, aumentando o fluxo de turistas na cidade. Considerada a terceira maior festa religiosa do Brasil, fica atrás somente da comemoração que homenageia a padroeira do Brasil, em Aparecida, São Paulo,  e do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará.

A Festa da Penha é realizada todos os anos, oito dias depois do domingo de Páscoa, no Convento da Penha e no sítio histórico da Prainha. Fiéis e turistas se reúnem para assistir as missas celebradas no Campinho, além de participar das romarias e dos shows. A organização da Festa da Penha é da administração do Convento da Penha em parceria com a Prefeitura de Vila Velha.

Padroeira do Espírito Santo

Nossa Senhora da Penha foi proclamada padroeira capixaba pelo papa Urbano VIII em 23 de março de 1.630. Conta a história que a bula papal foi confirmada apenas em 26 de janeiro de 1.908 com o resultado de um plebiscito realizado em todas as paróquias do Estado. E a aprovação do Vaticano veio apenas em 27 de novembro de 1912.

A Festa da Penha começou com o Frei Pedro Palácios, fundador do Convento da Penha. O frei encomendou uma imagem de Nossa Senhora (e que ainda se encontra no Santuário) e convidou as pessoas para fazer a benção. Dois dias após a primeira festa da Penha (1.570), ele faleceu.

Serviço

Endereço: Rua Vasco Coutinho s/n - Caixa Postal 16 - Cep. 29100-970
Telefone: (27) 3329-0420
Fax: (27) 3340-6154
E-mail: conventodapenha@terra.com.br
http://www.conventodapenha.org.br