Carnaval

De: Secretaria de Esporte e Lazer
Criado: 20 de novembro de 2013

Mestre e Sala e Porta Bandeira da MUG em desfile na Champagnat

Cada vez mais profissional e sucesso de público, o Carnaval capixaba está crescendo e as tradicionais escolas de Vila Velha estão acompanhando essa evolução e investindo na cultura dessa grande festa, com desfiles de alto nível. A Prefeitura de Vila Velha, que acredita no talento das escolas, apoia financeiramente as agremiações Mocidade Unida da Glória (MUG); que já conquistou três títulos, Independentes de São Torquato; com cinco títulos, e Grêmio Recreativo Escola de Samba Arco Íris.

Todos os anos a Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult) encaminha o repasse às escolas. Desse modo, as agremiações defendem Vila Velha com auxílio de recursos da administração.

Além de incentivar as Escolas de samba da cidade, a Semcult realiza  durante o carnaval folia em diversos pontos da cidade. Em 2012, Cobilândia, Terra Vermelha, Barra do Jucu, Ponta da Fruta, Itaparica e Av. Champagnat, foram os locais contemplados com palcos, shows e desfiles em uma estrutura bem montada para atender aos foliões.

Além dos palcos com shows, acontece todos os anos, na segunda e terça de Carnaval, o tradicional desfile das escolas de samba na Avenida Champagnat. Arco - Íris, Independente de São Torquato e Mocidade Unida da Glória desfilam o que enredo que apresentou no Sambão do Povo, que acontece uma semana antes do Carnaval, no Sambão do Povo em Vitória.

Escolas de Samba de Vila Velha

Grêmio recreativo Escola de Samba Arco-Íris

Fundação: 1979
Cores: Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta
Comunidade: Ibes – Vila Velha
Endereço da escola: Ibes
Presidente: Josemilson Pereira do Nascimento
Carnavalesca: Bárbarah Vianna
Mestre de Bateria: Mestre Mamaco
1° Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira: Yuri Ramos e Klenia Freitas
Rainha de Bateria: Bruna Bulhões
Símbolo: Arco-Íris
A Grêmio Recreativo Escola de Samba Arco Íris nasceu em 1979, como bloco, e nas décadas de 80 e 90, já como Escola de Samba, fez sucesso no carnaval capixaba. Por problemas financeiros, a agremiação do Ibes fechou as portas retornou ao Sambão do Povo em 2012. As sete cores do arco-íris compõem a bandeira da escola que representa cada setor do bairro Ibes.

Independente de São Torquato

Fundação: 1974
Cores: Vermelho e branco
Comunidade: São Torquato -
Endereço: Av. Anézio José Simões
Presidente: Carlos Alberto Nascimento, o Betinho
Carnavalesco: Galileu Santos
1º Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira: Alana e Klaysson Simpatia
Mestre de Bateria: Mestre Renato
Rainha da Bateria: Verônica Grobenski
Símbolo: Águia
Contatos: 9731.8372 e 9880.9190
O G.R.E.S Independentes de São Torquato (GRESIST)  surgiu do Bloco Caveira, que foi fundado na década de 50, e passou a desfilar como escola em 1974, adotando oficialmente o nome que hoje conhecemos. A trajetória da agremiação é marcada por belíssimos desfiles. Desde então coleciona títulos e tradição, sendo uma das escolas mais antigas do carnaval capixaba. São cinco títulos conquistados: (1981, 1982, 1983, 1991, 1992).

Mocidade Unida da Glória (MUG)

Fundação: 1980
Cores: Vermelho e branco
Comunidade: Glória – Vila Velha
Endereço: Rua Mourisco, s/n
Presidente: Robertinho da MUG (Carlos Roberto dos Santos Ribeiro)
Carnavalesco e autor do enredo: Petterson Alves
1º Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira: Diego e Vanessa Benitez
Mestre de Bateria: Renatinho
Rainha de Bateria: Fernanda Figueiredo
Símbolo: Leão
Fundada em agosto de 1980, a Mocidade Unida da Glória, começou como bloco, através de amigos jogadores de futebol do time Leão Glória. Ficaram conhecidos como “calções vermelhos”, já que o grupo desfilava somente com o traje. Em 1981, já como escola de samba, desfilou no Centro de Vila Velha, sagrando-se tetra campeã. (81-84). Foi em 85 que a escola estreou no Carnaval de Vitória. Desfilando no Grupo de Acesso (antigo segundo grupo), a escola fez bonito. Com o enredo “No reino onde chorar é proibido”, a MUG foi campeã, subindo para o grupo principal. Nos anos seguintes, entre superações e conquistas, a escola consolidou toda sua força e hoje é uma das principais escolas de samba do Estado. A escola é tricampeã do carnaval capixaba (tricampeã do carnaval (2003, 2008 e 2011)