O prefeito Neucimar Fraga e a secretária municipal de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, assinaram nesta segunda-feira (14) o Termo de Compromisso para a construção de 12 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei) do Programa Proinfância. A autorização para as obras com recursos do Ministério da Educação foi dada durante o lançamento da “Ação Brasil Carinhoso”, feito pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.
 
A Solenidade contou também com a presença dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante; da Saúde, Alexandre Padilha, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo; e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.

Notícia relacionada
Governo federal libera os recursos de forma progressiva

Os bairros que recebem as novas Umeis em Vila Velha são Jabaeté, onde a Prefeitura já realizou Ordem de Serviço para a construção da unidade de ensino; Araçás, Ulisses Guimarães, Santa Paula, Ponta da Fruta, Vale Encantado, Barramares, Divino Espírito Santo, Cobilândia, Cidade da Barra, Terra Vermelha e Sol da Barra. São 450 vagas em cada creche, sendo 240 para a Umei de Cidade da Barra.
 
As novas 12 escolas de Educação Infantil somam-se às outras seis que serão construídas com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), nos bairros Jardim do Vale, Cidade da Barra, Divino ES, Guaranhuns, Ilha das Flores e Pontal das Garças, todas também oferecendo 450 vagas.

Além das Umeis, a Prefeitura também viabiliza a construção de três Unidades Municipais de Ensino Fundamental (Umef): Cobilândia, com 960 vagas; Santos Dumont, com 600 e Alvorada, com 720 vagas.
 
A ampliação da rede física de Vila Velha também conta com mais seis escolas, sendo que uma, a Umef Dr. Tuffy Nader, foi inaugurada na última sexta-feira (11). Serão inauguradas, ainda neste ano, o Complexo Educacional João Goulart, com 600 vagas na Umei Professora Francisca Amélia Pereira D'Oliveira e 900 vagas na Umef Deputado Paulo Sérgio Borges; o Complexo Educacional Ponta da fruta, com uma Umef que disponibilizará 900 vagas e uma Umei com 600 e a Umei Rio Marinho, com 600 vagas.
Brasil Carinhoso

Equipamentos

Durante a cerimônia de lançamento, foi firmado acordo com prefeituras de todo o País para a construção de mais 1.512 unidades em todo o Brasil. Até 2014, devem ser erguidas aproximadamente seis mil escolas de educação infantil para atender crianças até cinco anos de idade. Serão destinados, ainda, recursos para a aquisição de equipamentos e de mobiliário. Caberá às prefeituras oferecer o terreno para a instalação das escolas.

O ministro Aloizio Mercadante ressaltou a importância da creche na formação educacional das crianças. “A creche é o local onde as crianças vão receber os estímulos para desenvolver as habilidades não cognitivas, a capacidade de abstração e a lógica, fundamentais para se aprender português e matemática e, também, para a vida profissional”, disse.
 
Essas medidas integram o programa do governo federal, lançado em 2007, que presta assistência financeira suplementar ao Distrito Federal e aos municípios que assinaram o termo de adesão ao plano de metas do compromisso “Todos pela Educação” e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). O objetivo é o de expandir o número de creches e pré-escolas no País. Os recursos destinam-se à construção e a aquisição de equipamentos e mobiliário para as unidades de educação infantil.

Brasil Carinhoso

 A Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância – Brasil Carinhoso, pretende beneficiar dois milhões de famílias em situação de extrema pobreza que tenham filhos até seis anos de idade. Com o Brasil Carinhoso, o programa Bolsa-Família será ampliado para garantir às famílias que tenham pelo menos uma criança com até seis anos e 11 meses de idade, uma renda mínima por pessoa superior a R$ 70 mensais. Dessa forma, poderão ultrapassar a linha da miséria. A ampliação da Bolsa-Família terá impacto imediato de 40% na redução da miséria, considerados os valores repassados a todas as faixas etárias, e de 62% entre as crianças até seis anos.

MAIS NOTÍCIAS