15 de junho de 2012 às 19h27 - Atualizado em 19 de junho de 2012 às 14h45
Distribuição de panfletos e palestra marcam Dia dos Idosos
Texto: Jovana Mazioli Saccani / Foto: Sérgio Cardoso

A distribuição de quatro mil panfletos nos terminais de ônibus de Coqueiral de Itaparica, Vila Velha e Ibes, além de uma palestra sobre os principais tipos de violência contra a terceira idade e de como identificá-las para denunciar o agressor, marcaram esta sexta-feira (15), em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
A palestra foi ministrada no auditório do Centro de Capacitação e Treinamento do Ensino Fundamental (Titanic), no Centro, por Aljesmar Lima de Moura, gerente da Média Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e responsável pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atende às famílias e aos indivíduos cujos direitos foram violados e estão em situação de risco pessoal e social por ocorrência de qualquer tipo de violência.
Aljesmar falou sobre os principais tipos de violência sofrida pelos idosos, que são a física, psicológica, sexual, por negligência, abandono e econômica, e da importância de se denunciar os agressores. “Os idosos sofrem abusos de ordem física com agressões, tratamento rude e falta de cuidados pessoais, com emprego exagerado de restrições, excesso de medicamentos e reclusão. Sem contar os maus tratos psicológicos e emocionais. São vários os motivos que impedem o idoso de denunciar, o principal deles é o medo de maiores agressões, de ser expulso de casa, entre outros”, disse o palestrante.
Panfletagem
A panfletagem foi realizada durante a manhã nos terminais por pessoas da terceira idade, que se dividiram em grupos, de cerca de 16 idosos cada, e por integrantes do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa de Vila Velha (COMDDIPI) e da Subsecretaria do Idoso de Vila Velha, ligada a Semas.
“Há três anos que aproveitamos este dia para distribuirmos folders informativos sobre os maus tratos contra idosos e os locais onde se pode denunciá-los. Temos observado que as denúncias dessas agressões aumentam consideravelmente nos três meses subsequentes à ação. A população é carente deste tipo de informação”, constatou o subsecretário do Idoso, Gilberto Alexandre da Silva, conhecido como “Beto Cabeludo”.
Segundo a presidente do COMDDIPI, Nilda de Moraes Rodrigues, a panfletagem ajuda a divulgar a existência do Estatuto do Idoso, além de disponibilizar os telefones úteis de atendimento, como a Delegacia do Idoso, Vigilância Sanitária, Ouvidoria, Ministério Público e dos CREAS, entre outros.
O Estatuto do Idoso, em seu art. 4º, prevê que “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. Desta forma, a pessoa idosa não pode mais ficar à margem da sociedade e nem ser vista de forma infantilizada.
Fiscalização
“O Conselho tem o papel de atender às necessidades das pessoas idosas, além de fiscalizar todas as ações direcionadas a este grupo. Atualmente, estamos intensificando a fiscalização nas 17 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), os antigos asilos, para descobrir o que se passa dentro delas”, contou a presidente do COMDDIPI, Nilza de Moraes Rodrigues. Ela acrescentou que atualmente o município mantém oito idosos em instituições particulares.
Segundo a secretária de Assistência Social, Candida Maria Azevedo Almeida, a Semas já esta analisando espaços para municipalizar e usar como ILPI. Em Vila Velha está em andamento a construção do Centro de Convivencia do Idoso, em Cocal, espaço para a realização de atividades socioeducativas, esportivas e culturais, onde as pessoas idosas poderão ter acesso a seus direitos, interagir, realizar cursos e também oficinas.
“As famílias estão se esquecendo do dever, já que consta na nossa legislação, de cuidar de seus idosos e estão abandonando-os em instituições ou em hospitais e é o município quem está se articulando para abrigar estas pessoas”, concluiu Candida Almeida.
População idosa
Segundo as projeções das Nações Unidas, entre 2000 e 2050, a população idosa brasileira ampliará a sua importância relativa, passando de 7,8% para 23,6%, enquanto a jovem reduzirá de 28,6% para 17,2%, e a adulta de 66,0% para 64,4%. Todo o aumento se concentra na população idosa, intensificando sobremaneira o envelhecimento demográfico brasileiro, com taxas médias de crescimento de 3,2% entre idosos e de 4% ao ano dos muito idosos (de 80 anos e mais).
Todos os campos são obrigatórios.





