Aqui, os Pequenos Negócios têm Grandes Oportunidades

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Texto: Ana Paula Gonçalves| Foto: Eduardo Ribeiro
Criado: 05 de outubro de 2012

Vila Velha comemora hoje (05/10) o Dia Municipal do Empreendedor Individual e Micro e Pequeno Empresário. No município estão formalizados 11.850 empreendedores individuais. Além disso, nos últimos quatro anos, foram abertas 21.560 empresas locais, sendo 95% de Micro Empresas (ME), enquanto o restante divide-se entre Empresas de Pequeno e Grande Porte.

Segundo o subsecretário de Micro e Pequena Empresa, Luiz Felipe Sardinha, o dia de hoje é mais do que especial. “Apresentamos a maior taxa de formalização do Estado e promovemos a formalização orientada, oferecendo ferramentas para que o empreendedor consiga manter-se no programa de forma sustentável”, comenta.

Sardinha lembrou que entre janeiro e setembro de 2012 foram formalizados 4.600 Empreendedores Individuais. “Realizamos em parceria com o Governo do Espírito Santo, através da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), e com o SEBRAE, diversas ações com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora. Capacitamos o Micro Empresário e o Empreendedor Individual local, por meio de programas específicos, produzidos e voltados exclusivamente para a categoria”, afirma.

O Nossocrédito é um dos programas de destaque no município. Desde seu início, em 2009, foram emprestados R$ 7.760 milhões, com 1.900 contratos efetuados. “Em setembro, Vila Velha foi o município que estabeleceu o maior número de contratos do Estado. Foram 80 contratos/empreendedores atendidos, somente naquele mês, com valor médio de R$ 4.000,00”, explicou Felipe Pimentel, coordenador do Microcrédito.

Nos últimos quatros anos, foram várias conquistas para o setor. Entre elas, o Prêmio Prefeito Empreendedor, recebido do SEBRAE em 2011, e a Criação do Fundo 1º Fundo Municipal de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual (Fundo de Aval) do Estado. "Fomos o primeiro município do Espírito Santo a criar esse programa. Além disso, nossos empreendedores têm maior participação da geração de empregos formais, sendo responsáveis por 20% da geração de empregos com carteira assinada", diz Sardinha.

O município inovou também na criação da primeira Associação de Feirantes de Vila Velha. Essa ação faz parte da nossa política de estímulo ao associativismo e contribuirá para que a classe estabeleça um canal de comunicação direta com a administração municipal.

E as vantagens de ser empreendedor em Vila Velha não param por aí. A Subsecretaria de Micro e Pequena Empresa planeja novas ações e projetos de fortalecimento da categoria, com o lançamento do Plano Municipal de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais. “Vamos disponibilizar, de forma planejada, todas as ações e projetos de fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Vila Velha, bem como contribuir no fomento da cultura empreendedora no município”, explica o subsecretário.

Ações de Fortalecimento da Cultura Empreendedora:

A Prefeitura de Vila Velha promove várias ações de fomento aos Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores Individuais. Conheça:

  • Comércio Total: Semana de palestras com o objetivo de capacitar o comércio local. Foram realizadas, entre 2009 e 2012, 30 edições do projeto, atendendo a mais de 3.500 comerciantes de diversos bairros do Município. Parceria entre SEBRAE, ADERES e PMVV.
  • EI Total: Semana de palestras com o objetivo de capacitar o Empreendedor Individual local. O projeto teve início em Maio/2012 e foram realizadas quatro edições do projeto (em Soteco, Santa Rita, São Torquato e Vale Encantado). Foram atendidos aproximadamente 180 Empreendedores Individuais. Parceria entre SEBRAE, ADERES e PMVV.
  • Unidade Móvel de Atendimento ao Empreendedor: Van itinerante que tem como objetivo prestar atendimento in loco ao empreendedor.  Na Unidade Móvel, é promovida a formalização do Empreendedor Individual, além de orientações gerais. Parceria entre SEBRAE, ADERES e PMVV.
  • Centro do Empreendedor: Órgão situado na PMVV e ligado à SEMDEC que tem como objetivo atender ao Empreendedor do Município.

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO