Prefeitura orienta população sobre a forma correta de descartar o lixo


De: Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Felix Falcão
Criado: 24 de março de 2020

A forma correta de descarte do lixo doméstico contribui para auxiliar na prevenção da transmissão de diversas doenças, como o próprio Coronavírus, além da Dengue, Zika e Chikungunha. Em casos de pacientes suspeitos do Covid-19 que estão em quarentena domiciliar, a Prefeitura de Vila Velha orienta a separação do lixo na hora do descarte e algumas outras medidas. 
 
Os resíduos produzidos pelo paciente em isolamento no domicilio e por quem lhe prestar assistência, caso suspeito ou confirmado de infeção por COVID-19, devem ser
 
- Separados, colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis;
- Fechados com lacre ou nó quando o saco tiver até 2/3 (dois terços) de sua capacidade, não encher o saco até a borda, deixar espaço para fechar sem se contaminar;
- Introduzido o saco com o lixo em outro saco limpo, resistente e descartáveis, de modo que os resíduos fiquem acondicionados em sacos duplos;
- Fechado e identificado, de modo a não causar problemas para o trabalhador da coleta e nem para o meio ambiente;
- Encaminhado normalmente para a coleta de resíduos urbanos.
 
Se o paciente estiver em condomínio, necessário informar ao síndico ou responsável pelas medidas de segurança e higiene do coletor ou funcionário destinado a função.
 
Se você não teve confirmação POSITIVA para COVID-19 e não tem ninguém em sua casa com sintomas ou confirmado:
 
- Não há necessidade de precauções adicionais;
- Se você usou máscaras e luvas, descarte-as no lixo comum.
- Mesmo assim, acondicione seus resíduos de forma adequada para que os trabalhadores da limpeza urbana não tenham contato com nenhum material descartado.
- Apresente os sacos para coleta nos dias e horários determinados em sua localidade.
- Os resíduos devem ser ensacados, e colocados na via pública próximos ao horário da coleta disponibilizada pelo município, conforme site vilavelha.es.gov.br.
- Os condomínios devem providenciar contentores de 1.000 litros para a disponibilização dos resíduos na calçada no horário próximo a passagem do carro da coleta municipal.
 
Coleta Seletiva: A coleta seletiva fica suspensa em Vila Velha enquanto perdurar a situação de emergência. As recicladoras devem paralisar suas atividades no município. 
Cata Móveis: ficam suspensas até segunda ordem.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO