Coronavírus: PMVV reorganiza estrutura assistencial na rede de saúde


De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 21 de março de 2020

O enfrentamento à transmissão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-1) de forma a conter sua disseminação e evitar risco à saúde da população de Vila Velha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) definiu pontos prioritários dos serviços de Pronto Atendimentos Municipais para fortalecimento da assistência na urgência e emergência.

As medidas estão fundamentadas pelo Decreto Municipal Nº. 042/2020-R, o qual declara Situação de Emergência no Município de Vila Velha, face o aumento exponencial da demanda assistencial aos municípes demanda.

PRONTO ATENDIMENTO DE COBILÂNDIA:
- Ponto de Referência para coleta do Swab (cotonete estéril usado para coleta de exames microbiológicos) em adultos assistidos pela rede municipal;
- Organização interna à disposição de um Consultório Extra para atendimento médico;
- Orientação aos servidores para fluxo interno:
- Recepção: Todos os casos que chegarem com Síndrome Gripal e/ou casos suspeitos de COVID-19 receberão uma máscara e serão direcionados, sem acompanhante, para a sala reservada;
- Enfermagem: Organização interna de equipe somente para assistência aos casos suspeitos (prioridade no atendimento);
- Médicos: Organização de equipe somente para assistência aos casos suspeitos (prioridade no atendimento);
- Organizado uma sala de observação separada para os casos suspeitos e/ou com Síndrome Gripal;
*Observação: Vale ressaltar que as adequações estão sendo feitas conforme necessidade diária apresentada e baseando-se nas orientações do Ministério da Saúde e Vigilância Epidemiológica. Tão logo ocorram novas orientações, o serviço será readequado.

PRONTO ATENDIMENTO DE GLÓRIA:
- Ponto de Referência para coleta do Swab (em adultos e crianças) da Rede Municipal;
- Organização à disposição de um Consultório Extra para atendimento médico;
- Organização de sala de observação separada para os casos suspeitos e/ou com Síndrome Gripal;
*Observação: Importante ressaltar que a Comissão de Fiscalização e Monitoramento intensificará o monitoramento das ações realizadas no Pronto atendimento que no momento está recebendo a maior demanda municipal.

- APOIOS NECESSÁRIOS PARA MANUTENÇÃO DO SERVIÇO:
- UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: Imprescindível que as unidades básicas de saúde apoiem o serviço de urgência e emergência, realizando o atendimento adequado de casos de baixa complexidade, evitando assim a sobrecarga desnecessária neste momento dos Prontos Atendimentos Municipais e a circulação de pacientes, promovendo o controle da disseminação do vírus.
- RH: Convocação emergencial e agilidade para apresentação dos servidores;
 e autorização para pagamento de plantões extras em quantidade superior a 3 por profissional;
- CAF/Subsecretaria Administrativa: Necessidade de reposição de EPI’s e materiais e medicamentos, além de garantia de continuidade no fornecimento para servidores e pacientes;
- Manutenções: Manter profissionais disponíveis para garantir o atendimento emergencial relacionado a intercorrências na rede elétrica, estrutura, ar condicionado e outros serviços que impossibilitem a continuidade da assistência do serviço prestado.
- Demais setores da SEMSA: Sensibilização de todos os servidores para que estejam à disposição do Pronto Atendimento Municipal, caso convocados para a prestação de serviço à população no local.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO