Coronavírus: Pessoas em Situação de Rua são orientadas sobre prevenção


De: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde
Texto: Peggy Maressa| Foto: Divulgação
Criado: 25 de março de 2020

A Prefeitura de Vila Velha orientou e esclareceu dúvidas de pessoas em situação de rua (PSR) sobre o novo coronavírus (Covid-19). O trabalho foi realizado pela equipe do programa “Consultório na Rua”, da Secretaria Municipal de Saúde, sendo uma abordagem voltada para saúde e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), numa tentativa de prevenir a contaminação dessa população e reduzir o número de casos da doença.

“Pessoas em situação de rua têm grande vulnerabilidade em vários sentidos. Estão mais expostos, por exemplo, a sofrer violência, não vivem em condições básicas de higiene, não têm alimentação adequada, não têm acesso a água potável, no geral fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Tudo isso e outras variáveis acabam colocando essa população em maior risco de contrair não só o Covid-19, mas tantas outras doenças, sendo as mais comuns Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e verminoses”, explicou a coordenadora do programa Consultório na Rua de Vila Velha, Giovanna Sarcinelli.  

A coordenadora ainda enfatizou a importância deste trabalho no município. “O Consultório na Rua de Vila Velha é justamente orientar este público para que possa dentro dos recursos possíveis quando em situação de rua, evitar a contaminação por Covid-19. O município busca com isso que ocorra o menor número de casos de coronavírus nessa população com tantas vulnerabilidades visto que seu espaço de convivência é a própria rua. A maioria não quer voltar para suas famílias e muito menos aceita abrigamento”, ressaltou Giovanna.

Desde o dia 16 de março, os profissionais orientam sobre os sintomas do coronavírus, maneiras de se prevenir e higienização. São abordados temas como: panorama da epidemia mundial; orientação sobre os sintomas; onde procurar ajuda caso apresentem algum sintoma; orientação sobre a importância da higiene; sobre não compartilhar bebidas em geral quando consumidas diretamente na garrafa; não compartilhar cachimbo ou algum tipo de cigarro; orientação de ir ao Centro POP para tomar banho e lavar as roupas; entre outros.

Além disso, os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social também continuam com o atendimento a esse público, como o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado no bairro Divino Espírito Santo. Na unidade, os técnicos prestam orientações aos assistidos, sobre higienização e prevenção ao novo Coronavírus. A alimentação no Centro Pop está mantida, porém, é respeitada a distância orientada pelo Ministério da Saúde. Nos abrigos municipais as camas foram distanciadas, seguindo orientações das autoridades da Saúde.

O Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Av. Gonçalves Lêdo, nº 16. Já os abrigos João Calvino e Bom Samaritano funcionam todos os dias. O João Calvino fica localizado na Rua Luiz Gabeira, 13ª, Divino Espírito Santo, e o Bom Samaritano na Rua Moacir Mota, 37, na Estrada de Capuaba, em Santa Rita.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO