Vila Velha bate recorde de investimentos e atendimentos em saúde


De: Secretaria de Saúde
Texto: Vandique Magalhães, Marcelo Martins e Luiz Brumana| Foto: Divulgação
Criado: 21 de fevereiro de 2020

O município de Vila Velha bateu recorde de investimentos em Saúde com índice de cerca de 20% durante o ano 2019. Isso resultou na melhoria das unidades de saúde, na contratação de profissionais qualificados e também no aumento do número de atendimentos, que chegou a marca de cerca de 3,5 milhões até dezembro do último ano.
 
Segundo apontam dados que estão em fase de fechamento na área econômica da PMVV, os investimentos em Saúde em 2019 foram os maiores na história do município, que devem ultrapassar os 20%, um índice bem superior ao limite constitucional estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 15%. O repasse para área vem aumentado gradativamente, em 2017 foram investidos 17,37% e em 2018, 18,44%. O número de pessoas atendidas também aumentou consideravelmente.
 
De 2017 a 2019, o números de atendimentos alcançou a marca de cerca de 10 milhões com realização de consultas, exames e procedimentos médicos e ambulatoriais na Atenção Básica e na Atenção Especializada.
 
As ações abrangeram segmentos que vão desde a criança e adolescente, idosos, medicamentos, saúde bucal e mental, Saúde da Mulher, Urgência e Emergência, infecções sexualmente transmissíveis e Vigilâncias (Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e Sanitária), dentre outros serviços. 
 
Pacote de obras e concurso
 
Vale ressaltar que, em dezembro de 2019 foi publicado edital de concurso público para a área da Saúde. Ao todo, 6.997 candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 435 vagas disponíveis para diversas formações, tanto Ensino Médio quanto Ensino Superior. As provas ocorreram no último dia 9. Serão contratos de forma efetiva profissionais com especialidades médicas, de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Farmácia, entre outros.
 
“Estamos ampliando e qualificando a Rede Assistencial de Saúde do município em um momento de crise econômica do pais e da migração da população dos planos de saúde para o SUS”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Jarbas de Assis Ribeiro.
 
Um pacote de obras e serviços na área da saúde pública em Vila Velha está em curso neste ano. São sete novas unidades de saúde, com capacidade para atender mais de 530 mil pessoas/ano, ampliando o número de 19 para 26 postos.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO