Opções de lazer para quem quer aproveitar o Carnaval para conhecer Vila Velha


De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Texto: Priscila Contarini| Foto: Felix Falcão
Criado: 21 de fevereiro de 2020

Quer fugir da agitação do carnaval? Vila Velha oferece diversas opções para quem quer curtir a folia de forma mais tranquila. Passeios turísticos e culturais, praias, ecoturismo estão entre as opções de passeio na cidade. Confira algumas sugestões:

Convento da Penha
O Convento da Penha é um dos santuários Marianos mais antigo do Brasil. O Convento da Penha está situado no alto de um penhasco de 154 metros de altitude, sendo tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1943. Em setembro, toda a área do santuário receberam nova iluminação monumental, em LED. Horário de funcionamento: segunda a sábado das 5h15 às 16h45; domingo das 4h15 às 16h45. Telefone: (27) 3329-0420. 

Igreja do Rosário
Construída em 1535 e considerada um símbolo da colonização do solo espírito-santense, a Igreja do Rosário é a mais antiga em funcionamento no Brasil. Localizada na bucólica Prainha de Vila Velha, onde se mistura fé e história. Horário de funcionamento: segunda a sábado das 5h15 às 16h45; domingo das 4h15 às 16h45. Telefone: (27) 3239-3113. 

Farol Santa Luzia
O farol de Santa Luzia, localizado em Vila Velha, fica localizado na entrada da baía de Vitória. É cartão postal da cidade e recebe a visita de turistas de todos os estados do Brasil e países do mundo.
A Prefeitura de Vila Velha mantém no local estagiários para orientar os visitantes. Ele recebeu uma recente reforma e está aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com o fechamento dos portões às 16h30.
O acesso é permitido para grupos de até 25 pessoas por vez, que poderão permanecer no espaço por até 20 minutos. Grupos maiores que 25 pessoas e escolas devem agendar horário. A entrada é gratuita.
 
Ecoturismo no Morro do Moreno
O cartão postal da cidade atrai cada vez mais amantes das práticas de esportes radicais, como escalada, rapel, mountain bike e de também os amantes de uma simples trilha ou caminhada em meio a natureza exuberante do local.
Dois meses após a sua inauguração, mais de 2.000 pessoas de quase todos os estados do Brasil e diversos países já se aventuraram na tirolesa que foi inaugurada no Morro do Moreno no início do verão 2020.
Para participar da descida, o valor praticado no sábado, domingo e feriado, é de RS70, já durante a semana, se segunda a sexta-feira, RS50 por pessoa. Para grupo de mais dez pessoas, o valor é diferenciado e a descida pode ser pré-agendada pelo telefone: (27) 999360725.

Praias
Vila Velha possui um belíssimo litoral com as praias da Costa, Itapuã e Itaparica, que possuem calçadão, ciclovia, academias de ginástica ao ar livre, parquinhos para crianças, bares e restaurantes. Já a Barra do Jucu e a Ponta da Fruta oferecem ao visitante um ambiente rústico, bucólico, próprio das vilas de pescadores.
Berço do congo, a Barra do Jucu possui praias com ampla faixa de areia e ondas fortes, onde é constante a prática de diversas atividades esportivas. A Praia da Sereia e a Praia do Bananal são outros dois “pequenos paraísos” de Vila Velha que merecem ser conhecidos e desfrutados.

Informações turísticas e artesanato - Centro de Atendimento ao Turista (CAT) -
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no shopping Boulevard está à disposição para atender o cidadão de Vila Velha e o Turista que visita à cidade. O CAT tem como finalidade atender aos turistas e cidadãos com informações sobre o município e seus atrativos. No CAT, além de informações turísticas o visitante também poderá conhecer um pouco mais sobre o artesanato regional. Confira o horário de funcionamento: sábado e domingo, de 10h às 22h. Segunda, terça e quarta, de 13h às 21h.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO