Dicas para aproveitar o carnaval sem descuidar da saúde


De: Secretaria de Saúde
Texto: Anna Carolina Branco| Foto: Divulgação
Criado: 22 de fevereiro de 2020

Carnaval é sinônimo de diversão e alegria, mas é importante não se descuidar da saúde ao longo dos dias de folia. Por isso, deixamos algumas dicas para que todos possam aproveitar o feriado prolongado sem prejudicar o organismo.

Hidratação
Ingerir bastante água é recomendação para o ano inteiro, mas no verão e, principalmente, nos dias de folia, que incluem praia, piscina e blocos de rua, essa necessidade aumenta ainda mais. É ideal que seja ingerido entre 1 e 3 litros do liquido diariamente.
Bebidas como água de coco e sucos naturais de fruta também são boas opções. Já bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar e cafeína, como refrigerantes, sucos artificiais, chá gelados industrializados e café, não são indicadas como fontes de hidratação e devem ser consumidas com moderação.

Alimentação
Uma alimentação adequada também se faz necessário durante os dias de carnaval, para que as energias sejam repostas, o organismo funcione corretamente e o corpo se mantenha nutrido e cheio de energia.
Para isso, é fundamental manter as três refeições diárias mais importantes do dia (café da manhã, almoço e jantar). E o consumo de carnes magras, verduras, legumes e frutas são altamente recomendados, pois estes são alimentos ricos e de fácil digestão durante os dias mais quentes.

Protetor solar
E assim como se hidratar e se alimentar, proteger a pele também é muito importante. Por isso, não se esqueça de fazer uso constante do filtro solar, ainda que você não vá à praia ou à piscina, afinal estamos expostos aos raios UVA e UVB independente do clima.
A reposição do item no corpo também é necessária, já que com o passar das horas e das atividades, o produto vai saindo da pele, fazendo com que sua substituição seja importante para que se mantenha a proteção contra os raios solares.

Higienização das mãos
A lavagem das mãos é um hábito que deve ser adotado durante o ano inteiro e se torna ainda mais importante durante o carnaval – já que o contato entre pessoas aumenta e as multidões nas ruas, praças, avenidas e orlas das praias se tornam mais comuns.
E sua higienização não requer processos elaborados: o uso de água e sabão associados a uma boa esfregação dos membros diminui as chances de contaminação por vírus e bactérias, reduzindo a possibilidade de doenças como a Salmonela, a conjuntivite e a gastroenterite.

Camisinha
E para finalizar, fica a dica: use camisinha.
O preservativo é um dos métodos mais seguros para se evitar a contaminação de doenças como HIV/AIDS, sífilis, HPV e até uma gravidez indesejada. Por isso, seu uso não deve ser ignorado durante a relação sexual.
Bom carnaval!


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO