Dia “D” contra o sarampo acontece neste sábado (15)


De: Secretaria de Saúde
Texto: Anna Carolina Branco| Foto: Felix Falcão
Criado: 13 de fevereiro de 2020

Acontecerá, neste sábado (15), de 08h às 17 horas, mais um dia “D” da campanha “Vila Velha Contra o Sarampo” — destinada prioritariamente para crianças de 5 a jovens de 19 anos – em 12 unidades de saúde do munícipio.

A vacina para essa faixa etária estará disponível nas unidades de saúde de Coqueiral de Itaparica, Vila Garrido, Jaburuna, Ibes, Vila Nova, Santa Rita, Paul, Barra do Jucu, Jardim Marilândia, Terra Vermelha, Ulisses Guimarães e Barramares. E a estratégia definida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) é vacinar quem não recebeu nenhuma ou apenas uma dose da tríplice viral, ou quem desconheça que esteja com o cartão de vacinação em dia.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Giovana Ramalho, contou que as ações contra o sarampo se intensificaram desde o ano passado, quando o Ministério da Saúde contemplou a imunização de variadas faixas etárias - com o objetivo de evitar a circulação do vírus do sarampo entre a população. A doença, anteriormente eliminada do Brasil, acabou sendo reintroduzida no país em 2018 – e a ação deste sábado (15) é uma forma de ampliar o acesso da população as ações preventivas contra a doença.

“O sarampo é uma doença perigosa, altamente transmissível e que pode levar o indivíduo a óbito. É importante que todos estejam com suas cadernetas de vacina atualizadas para prevenir a doença e o final de semana favorece muito os munícipes que não conseguem buscar as unidades de saúde durante a semana.”, explicou Giovana.
 
Caderneta de vacinação

É imprescindível levar a caderneta de vacinação para avaliação e anotação das equipes de vacinadores.

Dentro da estratégia de cobertura vacinal definida pelo Ministério da Saúde, novas etapas da campanha contra o sarampo terão prosseguimento ainda este ano com público alvo nas faixas de 30 a 59 anos


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO