10 toneladas de lixos são retiradas por dia dos contentores subterrâneos


De: Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Felix Falcao
Criado: 19 de fevereiro de 2020

Os contentores subterrâneos instalados pela Prefeitura de Vila Velha são um sucesso e a população está se adaptando à nova forma de descartar os resíduos domésticos. Instalados no Polo de Moda da Glória, Praia da Costa, Praia das Gaivotas, Prainha e Centro eles estão funcionando desde janeiro e as equipes de limpeza urbana estão recolhendo aproxidamente 10 toneladas de lixo comum, por dia, e duas toneladas de lixo seco (reciclágem), por semana. 

O município foi o primeiro do Estado a instalar este tipo de modelo. Na hora de descartar o lixo, o cidadão vai encontrar duas opções: lixo comum e lixo seco (reciclados). É muito importante descartar os resíduos nos locais certos levantando as tampas para que o lixo seja armazenado. Todos os contentores subterrâneos de lixo estão identificados. "Muitas pessoas insistem em descartar de forma incorreta o lixo. Isso acaba por contaminar o que poderia ser reciclado", explicou a secretária municipal de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva.

Vale ressaltar que é proibido resíduos de construção civil (entulho), madeira e poda de árvore. Esse tipo de material deve ser levado ao Deixe Aqui, localizado no bairro Divino Espirito Santo ao lado do estacionamento de um Hospital Particular. 

Várias são as vantagens dos contentores subterrâneos: elimina o impacto estético que o lixo gera na rua, dignifica o espaço urbano, melhora a acessibilidade, facilitando ao cidadão o depósito do seu lixo. Melhora a higiene, o lixo fica por baixo do solo, coberto, o que reduz os maus odores e impedem o acesso ao lixo a pessoas não autorizadas e que animais o espalhem.

A população pode cooperar fazendo o acondicionamento correto e zelando pelos contentores da sua região, que são itens de utilidade pública.

Recentemente, a Semsu realizou campanhas educativas com a equipe de Educação Ambiental, que orientou moradores e comerciantes dos locais onde foram instalados as lixeiras. Os pontos foram escolhidos estrategicamente após estudos técnicos realizados que levou em consideração  acessibilidade da população, volume de resíduo coletado naquela região e espaço para manobras dos veículos.                   

Os contentores são totalmente vedados e não emitem cheiros e obstruem qualquer tipo de infiltração de água no período de chuvas.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO