Lixeirinhas portáteis instaladas na praia fazem sucesso neste verão


De: Secretaria de Meio Ambiente
Texto: Rovena Cruz| Foto: Fabricio Lima
Criado: 11 de janeiro de 2020

Um projeto piloto para sensibilizar os frequentadores das praias de Vila Velha sobre descarte inadequado de lixo e micro resíduos. Eles vão ter a sua própria lixeirinha, para descartar palito de picolé, tampinhas, guimbas de cigarro. Ao todo serão instaladas 15 pontos com as lixeirinhas portáteis (latinhas) até o final da próxima semana da Praia da Costa à Praia da Ponta da Fruta.

As lixeirinhas são de material totalmente reutilizado, desenvolvidas com madeiras reutilizadas vindas do caminhão cata-móveis e de demolições feitas pela secretaria municipal de Obras (Semob), além de latas de conserva, devidamente furadas e pintadas para que não tenhamos acúmulo de água.

O objetivo deste equipamento é chamar atenção quanto à possibilidade de armazenamento rápido de pequenos resíduos e devolução fácil ao mesmo local. “Não é por falta de limpeza. Necessitamos de mudança de postura. As pessoas precisam se conscientizar que o seu pequeno resíduo influência bruscamente na vida marinha e também polui visual e quimicamente a praia”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental (CEAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Flávia Maciel.

O frequentador da praia vai poder retirar sua lixeirinha, usar para depositar pequenos lixos e colocar de volta no ponto de coleta. As equipes de limpeza vão fazer o recolhimento, limpeza e troca. “No momento da instalação, na Curva da Sereia, na Praia da Costa, as lixeirinhas foram rapidamente usadas por banhistas e ambulantes locais”, completou Flávia.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) auxiliou na montagem do equipamento e fará a manutenção e limpeza. “A execução dessas peças foi em parceria com os reeducandos das Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) que executou a fabricação e isso só engradece o trabalho da Prefeitura”, reforçou o assessor da secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsu), Kleber Nery.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO