Novembro Azul: programação durante todo o mês em Vila Velha


De: Secretaria de Saúde
Texto: Anna Carolina Branco| Foto: Divulgação
Criado: 07 de novembro de 2019

A campanha Novembro Azul, movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, está com programação variada em Vila Velha.

Neste sábado (09), a partir das 7 horas, com apoio da Prefeitura de Vila Velha, haverá um ciclo de palestras sobre prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, realização de exames de sangue (PSA) e digital (toque retal), na Fundação Clínica Carmen Lúcia, localizada na Barra do Jucu.

Durante a semana, as unidades da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa) estão oferecendo aos usuários serviços de aferição de pressão arterial e de glicemia, distribuição de preservativos, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e rodas de conversa de orientação sobre a saúde do homem, entre outros.

O que é?

próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina).

A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozóides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase (fonte: Ministério da Saúde).


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO