Defesa Civil prepara ações de prevenção para período chuvoso do ano


De: Secretaria de Defesa Social e trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 07 de novembro de 2019

Para se prevenir de períodos chuvosos nessa época do ano, a Prefeitura de Vila Velha já se prepara. A Defesa Civil Municipal mobilizou, na manhã desta quarta-feira (6), os representantes dos pontos focais para apresentar detalhadamente as ações do Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMPDC).

“É importante termos um planejamento para situações de emergência no município. O mês de dezembro se aproxima, uma época de chuva, e a gente não sabe o volume que vem por aí. Por isso temos que nos preparar”, destacou o secretário municipal de Governo e Coordenação Institucional, Saturnino Mauro, ao cobrar de cada secretaria as providências a serem tomadas para viabilizar os recursos técnicos necessários para o atendimento das emergências.

O assessor especial da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, responsável pela Defesa Civil, cel. Marcelo D’Isep, detalhou aos quase 30 servidores presentes os pontos do Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMPDC), estabelecido conforme a Lei Federal n° 12.608, de 10 de abril de 2012.

Entre os pontos abordados, temas como a composição do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, competências dos municípios, conceito e definição de Defesa Civil, além de aspectos sobre a redução de desastres, ações de proteção, gestão integrada, plano contingência, ativação do plano e os procedimentos operacionais.

“Prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. O conjunto dessas ações é um processo contínuo, integrado, permanente e interdependente, configurando uma gestão integrada em proteção e defesa civil”, explicou o cel. Marcelo D’Isep.
O capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Felipe Mancini, também participou da reunião e falou sobre o conceito do Sistema de Comando de Operações (SCO), ferramenta gerencial e de controle utilizada em casos de desastres naturais.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO