Alunos da Rede Municipal conhecem o trabalho do Poder Executivo


De: Secretaria de Educação
Texto: Érico Miranda| Foto: Fabricio Lima
Criado: 07 de novembro de 2019

 “A arte de interrogar não é tão fácil como se pensa. É mais uma arte de mestres do que de discípulos; é preciso ter aprendido muitas coisas para saber perguntar o que não se sabe”. Os alunos do 8º A e B da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Deputado Mikeil Chequer, de Boa Vista II, colocaram em prática a frase do filósofo, teórico político e escritor suíço Jean-Jacques Rousseau nesta quarta-feira (6), em visita à sede administrativa da Prefeitura de Vila Velha, localizada no bairro Coqueiral de Itaparica.

Aliás, Rousseau, falecido em 1778, na França, foi eleito o pensador iluminista preferido do grupo de 30 alunos que participou da visita ao prefeito Max Filho. Os estudantes fazem um trabalho sobre os Três Poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário). O encontro foi coordenado pela professora de História Cleidimar Junca e pela assessora especial da Secretaria Municipal de Educação, Sandra Campo Ferreira.

Durante o encontro com o prefeito, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do chefe do Poder Executivo Municipal e dialogar com o prefeito, que estava acompanhado do vice-prefeito, Jorge Carreta, e do secretário municipal de Governo e Coordenação Institucional, Saturnino de Freitas Mauro.

 “Governar um país, estado ou município requer muita atenção aos detalhes. É uma honra receber um grupo de estudantes tão interessados em conhecer nossa política e sistema democrático”, afirmou Max Filho.

O projeto

Os alunos já visitaram à Câmara Municipal de Vila Velha (sede do Poder Legislativo local), na Prainha, e também visitarão o Fórum de Vila Velha e o Ministério Público, completando as visitas, desta vez ao Poder Judiciário.

“O projeto visa desenvolver a vivência dos alunos em relação aos Três Poderes de nossa República. Estudamos diversas vertentes, como, por exemplo, os trabalhos de filósofos iluministas e liberais como Rousseau, Maximilien Robespierre, François-Marie Arouet (Voltaire) e John Locke”, explicou Cleidimar Junca.
 
Consciência

Para a aluna Raquel Lino, que estuda no 8º Ano A da Umef Deputado Mikeil Chequer, o conhecimento sobre a política e a democracia é importante para a compreensão da sociedade.

“Ter consciência de como é feito o trabalho dos Três Poderes é fundamental. É uma ótima oportunidade para conhecermos nossa sociedade. Gosto muito da obra de John Locke (filósofo inglês considerado por muitos estudiosos como o pai do liberalismo, falecido em 1704), pois ele trabalhou muito a questão da liberdade”, declarou Raquel, que pretende ser médica pediatra. 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO