Prefeito apresenta aos vereadores projeto de melhoria da iluminação pública


De: Secretaria de Gabinete
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Fabrício Lima
Criado: 01 de outubro de 2019

O prefeito de Vila Velha, Max Filho, acompanhado de técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentou à Câmara Municipal a proposta de Parceria Público-Privada (PPP) para melhoria da iluminação pública do município. A previsão de investimentos é de R$ 121 milhões, o que resultará na redução de 50% no consumo de energia. 

A apresentação ocorreu na noite desta segunda-feira (30,) durante a fase da Tribuna Livre. “Esta noite é histórica para o município. Nós estamos dando o pontapé inicial para o amplo processo da parceria público-privada que visa trazer a modernização do parque de iluminação pública da cidade”, destacou o prefeito Max Filho. E continuou: “E o município pode sair na frente no Estado com um novo sistema totalmente em led”, garantiu.

Na ocasião, a Prefeitura protocolou duas proposições no Legislativo Municipal, sendo uma autorizativa para implementar o projeto e outra estabelecendo mudanças na metodologia de cobrança da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP). Também disponibilizou aos vereadores toda a documentação e estudos referentes à PPP e ao parque de iluminação pública da cidade.

Os estudos realizados pelos técnicos do BNDES em conjunto com um consórcio de empresas que desenhou a nova modelagem para o parque de iluminação do município estimaram investimentos da ordem de R$ 121 milhões em um contrato de 20 anos, que prevê a redução de até 50% no consumo de energia.

Lâmpadas de LED

Além da expansão para quase 50 mil pontos, a PPP prevê ainda a substituição das 35 mil luminárias de vapor sódio por luminárias modernas de led em todo o parque de iluminação pública da cidade. Ainda estabelece que todo o sistema será operado por telegestão, por meio de uma conexão remota das luminárias, que permite criar bases para adoção de serviços relativos a Smart Cities.

Max Filho argumentou ainda que, para viabilizar o projeto, a Prefeitura se cercou de uma das instituições brasileiras com a maior experiência na área da desestatização e concessões públicas no Brasil. “O BNDES se debruçou durante quase um ano sobre o projeto e o estruturou, se dedicando em um minucioso estudo sobre o nosso parque de iluminação”, enfatizou.

Durante a sessão, o técnico do BNDES Paulo Roberto de Oliveira apresentou também detalhes técnicos, bem como os benefícios proporcionados pelo projeto, como uma maior sensação de segurança e bem-estar por parte da população em virtude da melhoria da qualidade da iluminação; menor custo de manutenção, além da possibilidade da promoção de áreas turísticas e de lazer, além da dinamização de áreas comerciais entre outros.

Ao final da sessão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Carlini, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Eu tenho certeza absoluta que toda a comunidade vai aplaudir este projeto de iluminação porque, através dele, vão poder enxergar melhor a nossa cidade”, ressaltou, ao agradecer o prefeito.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO