Mais de 900 opiniões e sugestões da população em Consultas Públicas


De: Secretaria de Administração
Texto: Carol Merlo e Luiz Brumana| Foto: Fabricio Lima
Criado: 06 de outubro de 2019

Mais de 900 pessoas já participaram das consultas públicas feitas pela Prefeitura de Vila Velha, por meio do seu portal. A ferramenta, que está no ar desde 2017, já abriu espaço de debates e colheu opiniões sobre assuntos importantes para a cidade, como a regulamentação do uso de patinetes, plano de mobilidade, novo uniforme escolar, entre outros.

Ao todo, até o início de outubro, foram 43 consultas públicas. Quinze delas em 2019. A mais recente trata da contratação de Parceria Público Privada (PPP) para os serviços de Iluminação Pública da cidade. A consulta fica aberta até 29 de novembro para receber a colaboração dos cidadãos. A ideia da ferramenta é fortalecer os processos democráticos, através da elaboração conjunta de políticas públicas entre o governo e sociedade.

Por isso, a participação do cidadão é imprescindível. O processo é simples e possibilita votar, sugerir e comentar a respeito de um tema especifico, detalhado com todos os dados possíveis e disponibilizado em um link único para cada Consulta Pública.

Segundo o secretário municipal de Administração, Rafael Gumiero, uma das principais vantagens de ouvir a população é primar por uma gestão democrática em todos os âmbitos. “No início da gestão, foi criado esse canal da consulta pública, que é democrático. Antenado com o momento atual, via redes e o site da Prefeitura e todos os temas mais relevantes tem sido disponibilizados. A população tem contribuído em diversos temas. A participação da população foi fundamental em temas como patinetes, Bike VV e coleta seletiva.”

E complementa: “Outro exemplo desta forma de fazer uma gestão pública democrática, além das consultas públicas, são as Assembleias Populares. O prefeito Max Filho se reúne toda semana com representantes das comunidades no Teatro de Vila Velha para ouvir e atender as demandas da população em diversos temas”, explicou.

Para participar das Consultas Públicas, basta clicar AQUI ou acessar a página inicial do site da PMVV e buscar, ao lado esquerdo da tela, o banner o Consultas Públicas. Fique atento ao prazo de vigência de cada consulta.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO