Saúde promove qualificação para atendimento de idosos e acamados


De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Comunicação PMVV
Criado: 10 de setembro de 2019

Mais qualidade e eficiência no atendimento de idosos e pacientes acamados no ambiente domiciliar será a tônica do treinamento de cuidadores que atuam no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa), nesta terça-feira (10), no auditório da secretaria, à rua Castelo Branco, 1803, Centro.

Por meio de palestras e roda de conversa, os cuidadores serão orientados para promoção do cuidado domiciliar de pacientes compartilhando suas experiências com a equipe profissionais de saúde do SAD.

A maioria dos pacientes cadastrados no SAD são idosos, acamados, que esteve hospitalizado recentemente por qualquer razão, que apresente doenças sabidamente causadoras de incapacidade funcional – acidente vascular encefálicos, doenças neurodegenerativas, etilismo, neoplasia terminal, amputações de membros – ou que passe por situações de violência doméstica.

“A qualificação se faz necessária para que o cuidador reconheça as dificuldades em cuidar e trabalhe seus sentimentos de frustação sem se sentir culpado pela situação. Refere-se também aos cuidados que o cuidador deve ter consigo com a finalidade de preservar a sua saúde e melhorar a qualidade de vida”, destaca a referência técnica do SAD, Katiane Ferreira, organizadora do evento.
 
Programação:
Data – 10/09/2019
Local - Auditório da SEMSA
Horário – 13h30 às 16h30
Credenciamento / Entrega de materiais.

Abertura - Katiane Ferreira (referência técnica)
Palestra “Aspectos psicossociais envolvido no cuidado em domicílio e a importância do cuidador” — Juliana Gama (médica) e Márcia Saldanha (assistente Social)
Palestra “Cuidados de vida diária e Cuidados com feridas, sondas/ostomias” — Dóris Maria dos Santos (enfermeira) e equipe de enfermagem e Mariana Assunção Pinheiro (nutricionista)
Palestra “Saúde Bucal do acamado e idoso” — Paulo Sérgio Curto de Oliveira (odontólogo)
Palestra “Emergências no domicílio” — Thatiane de Azevedo Marques (médica)


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO