Escola de Alvorada com aulas a partir de fevereiro


De: Secretaria de Educação
Texto: Érico Miranda| Foto: Felix Falcão
Criado: 06 de setembro de 2019

Nem a chuva que cai sobre a Grande Vitória conseguiu interromper o progresso experimentado pela Educação em Vila Velha. Nesta sexta-feira (6), o prefeito Max Filho realizou uma visita técnica às obras de conclusão da construção da nova Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Gil Bernardes, localizada em Alvorada. Mais de 200 pessoas participaram do evento, incluindo 50 alunos, professores, funcionários e integrantes da direção da escola.

O prefeito estava acompanhado por vereadores, técnicos de diversos setores da administração municipal, lideranças comunitárias e moradores da Região 4 (Grande Cobilândia). As obras de construção da escola ficaram paralisadas por mais de 5 anos, mas foram retomadas pela Prefeitura de Vila Velha no início de 2019.

Pelo planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a escola será inaugurada no início de 2020, já estando disponível a 480 alunos de Alvorada e outros bairros da Grande Cobilândia (Região 4) para o início do próximo ano letivo (fevereiro). O ex-jogador da Seleção Brasileira, do Real Madrid (Espanha) e do Flamengo, o canela-verde Sávio participou do encontro.

Durante o evento, Max Filho destacou que o equilíbrio financeiro e o trabalho dedicado à população possibilitam a execução da construção da nova Umef Gil Bernardes e de outras intervenções que estão sendo realizadas nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura e Assistência Social, em curso em diversos pontos de Vila Velha.

“O equilíbrio financeiro atual e o planejamento permitem à Prefeitura de Vila Velha fazer investimentos imprescindíveis na construção de novas escolas, de novas unidades de Saúde, na drenagem e pavimentação de vias em vários pontos da cidade”, afirmou Max Filho, que anunciou mais uma obra importante para Educação, desta vez na Glória e em Jaburuna:

“Em breve assinaremos a ordem de serviço para a construção do anexo esportivo da Umef Desembargador Ferreira Coelho. Também iniciaremos as obras de construção da nova Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) São Francisco de Assis, em Jaburuna, cuja ordem de serviço já foi assinada”, explicou.
 
Participação popular
 
O vice-prefeito Jorge Carreta ressaltou a participação popular e a transparência da atual administração municipal durante o evento: “Todos os nossos atos do Poder Executivo de Vila Velha têm a participação da população e lisura nos processos licitatórios”.
 
Também participaram da visita técnica às obras de construção da Umef Gil Bernardes secretários e subsecretários municipais; técnicos da Semed; representantes da empresa Radana Construções LTDA (contratada por meio de licitação pública para executar as obras); e Américo Bernardes da Silveira Júnior, neto do ex-prefeito de Vila Velha, que dá nome à escola.
 
“Pelo planejamento da Semed, as aulas começarão já em fevereiro de 2020 na nova Umef Gil Bernardes. A escola será inaugurada, no máximo, em janeiro do próximo ano”, declarou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling.
 
Sávio elogiou o trabalho feito pela Prefeitura de Vila Velha: “A Educação é a base da sociedade. Construir escolas, como essa aqui de Alvorada, é imprescindível”.
 
Estrutura

A nova Umef Gil Bernardes terá uma área de 3.545,23m². O prédio contará com três pavimentos e oito salas de aula para atender crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano, em dois turnos (matutino e vespertino).
 
A escola também contará com: dois ambientes de Educação Especial; salas de informática, de contraturno (utilizada para a ministração de aulas e atividades extracurriculares), de multiuso e de robótica; biblioteca; refeitório; e uma área esportiva, com campo de futebol (com sistema de iluminação), quadra e vestiários. Para a execução da obra serão investidos R$ 5.999.190,91, de recursos exclusivos da Prefeitura de Vila Velha. 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO