US de Jardim Colorado agiliza atendimento com Prontuário Eletrônico


De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Divulgação
Criado: 12 de agosto de 2019

A Prefeitura de Vila Velha deu mais um passo na modernização e eficiência do atendimento médico e ambulatorial no município. O Prontuário Eletrônico já é uma realidade na Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Jardim Colorado, a partir desta segunda-feira (12).

Também funcionando, desde junho, na Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Vila Nova, o novo sistema agiliza os atendimentos clínicos, ampliando o acesso e a qualidade da assistência prestada à população.

O sistema é o eSUS PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), ofertado gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que é um software (aplicativo) criado para registrar e guardar todas as informações dos atendimentos aos cidadãos nas unidades de saúde.

O prontuário armazena detalhes da consulta e do diagnóstico, os medicamentos prescritos, os procedimentos realizados, o resultado de exames e a evolução do quadro do paciente.

Salto de qualidade

O novo sistema também vai proporcionar a melhoria dos processos organizacionais, além de garantir mais segurança na inserção e na transmissão dos dados clínicos do paciente. Com a implantação, as receitas e encaminhamentos dos usuários serão impressas diretamente no Prontuário Eletrônico.

“Nós estamos dando um salto de qualidade com a informatização da saúde, para ter maior eficiência e humanização no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde em Vila Velha”, comemora o secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior.

A utilização do prontuário eletrônico pode diminuir o tempo gasto para o preenchimento dos formulários e aumentar a atenção do profissional de saúde frente às demandas do paciente. O resultado disso é uma relação mais fortalecida e fidelizada nos atendimentos.

Outras unidades

A implantação do prontuário eletrônico nas unidades de saúde é uma das prioridades da gestão municipal. Todos os servidores envolvidos no processo receberam treinamento e apoio presencial de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação.

A expectativa é que, até o final deste ano, o Prontuário Eletrônico esteja implantado em todas as unidades de saúde do município. Para isso, está previsto a aquisição de computadores e melhoria de infraestrutura das unidades.


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