Saúde: gestantes têm acompanhamento integral assegurado em Vila Velha


De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins | Foto: Felix Falcão
Criado: 11 de julho de 2019

Para promover os cuidados necessários durante a gravidez e evitar complicações durante e após a gestação, o Departamento de Programas Especiais (DPE) da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Semsa) assegura os direitos das gestantes com acolhimento e acompanhamento clínico e ambulatorial.

São garantias que cobrem desde a atenção gestacional e o cuidado hospitalar básico à realização de testes de sífilis e HIV.

O município garante também gratuitamente todas as vacinas que estão preconizadas para as gestantes. A vacina para mulheres grávidas é essencial para prevenir doenças para si e para o bebê. Além da proteção do próprio indivíduo, a vacinação é um ato de civilidade, que contribui para a diminuição de diversas doenças entre a população em geral. Vacinas preconizadas: DTPa  (tríplice acelular), Hepatite B e Gripe.

Confira os serviços - todos gratuitos:

- Teste de gravidez, disponível em todas as unidades de saúde, com exame de sangue, teste rápido e adesão ao pré-natal;

- Acompanhamento especializado durante a gravidez com exames, consultas e orientações. São sugeridas consultas mensais até a 28ª semana, quinzenais da 28ª semana à 36ª; e semanais da 36ª semana até o parto.

- A gestante deve ser informada com antecedência pela equipe de pré-natal sobre a maternidade onde será realizado o parto.

- Além disso, a mulher também pode visitar a maternidade após 30 semanas de gestação. O agendamento da visita em Vila Velha pode ser feito pelo número (27) 3388-4168;

- Durante o parto e o pós-parto, a mulher tem direito a escolher um acompanhante.
 
- A mãe portadora de vírus HIV ou HTLV não deve amamentar o recém-nascido. Portanto, tem o direito de receber leite em pó distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até a criança completar seis meses.

- A gestante tem prioridade de atendimento, podendo aguardar sentada a consulta com água e banheiro à disposição.

- Como qualquer outro paciente, deve ser tratada com respeito e dignidade, sem discriminação de cor, raça, orientação sexual, religião, idade ou condição social.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO