Robótica da Rede Municipal no Campeonato da BSides Vitória


De: Secretaria de Educação
Texto: Érico Miranda| Foto: Fabricio Lima
Criado: 11 de junho de 2019

Alunos de Vila Velha vão participar do Campeonato de Robótica da BSides Vitória, neste sábado (15). Duas equipe da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Irmã Feliciana Garcia irão representar, na conferência, a rede municipal de Educação, que conta o Programa de Robótica, referência no Espírito Santo. O evento acontece a partir das 8h30, no Centro Estatual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, no Centro.

O Campeonato de Robótica é uma preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica.  O objetivo da competição é promover a simulação de um ambiente real de desastre, onde a navegação por esse ambiente precisa ser realizada por robôs, em locais perigosos para os seres humanos, nos quais um robô deve ser ágil para transpor caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (gaps na linha), além de ser capaz de desviar de obstáculos.

Localizada no bairro Ilha dos Ayres, a Umef contará com duas equipes no evento: uma feminina (formada pelas alunas Maria Luiza da Silva de Menezes - capitã -, Alexandra da Silva Andrade, Emilly Vitória Satil dos Santos, Isabela Pereira de Amorim e Milla Karoliny Mota Salomão) e outra masculina (composta por Gustavo Gonçalves de Almeida - capitão -, Ítalo Bley Miranda de Almeida, João Felipe Amorim Carneiro e Pedro Henrique Costa Lamberti).

Os estudantes terão à disposição, como mentores, o professor Maurício Eduardo Damaceno (especialista em Informática Educacional) e o estagiário Patrick Elias Cardoso Marques. A equipe da Umef Irmã Feliciana Garcia ocupa o 21º lugar do ranking nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR).

Participarão da disputa alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico. A BSides Vitória é uma conferência gratuita sobre segurança da informação, cultura hacker e tecnologia.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO