Prefeito participa de cerimônia pelos 154 anos da Batalha do Riachuelo


De: Secretaria de Gabinete
Texto: Peggy Maressa| Foto: Fabricio Lima
Criado: 11 de junho de 2019

O prefeito Max Filho participou, na manhã desta segunda-feira (10), da cerimônia em comemoração aos 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo. Promovida pela Marinha na Escola Aprendiz de Marinheiro do Espírito Santo (Eames), na Prainha, a festividade cívico-militar é alusiva ao dia 11 de junho, data Magna da Marinha.

Para o prefeito Max Filho, a Batalha do Riachuelo é uma data importante. “O dia de hoje é a data Magna da Marinha. A Batalha do Riachuelo é uma data importantíssima, não só para a Marinha, mas para o povo brasileiro”, afirmou.

O capitão de Fragata Marcelo Maza Quadros explicou que a data é a mais importante fato da História do Brasil que foi o triunfo da Esquadra Brasileira na campanha da Tríplice Aliança. “A Batalha Naval do Riachuelo é uma data comemorativa do Brasil.

Neste ano completando 154 anos da histórica batalha em que as forças navais brasileiras foram vencedoras no Rio Riachuelo na época da guerra da Tríplice Aliança. Este foi um marco de desenvolvimento para o país que se sucedeu e os heróis navais que sugiram naquela época são cultivados até hoje”, explicou.

Durante a cerimônia, cerca de 20 militares foram condecorados com a Medalha da Ordem do Mérito Naval, foram militares com mais de 20 e 30 anos dedicados a Marinha do Brasil. Além disso, ocorreram promoções e a formatura de quase 200 alunos.

Histórico

O dia 11 de junho comemora-se o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870) – o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas, no Novo Mundo, pela Guerra Civil Americana.

A importância da vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios. Essa foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada.

O evento contou com a participação do assessor especial da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, coronel Marcelo D'Isep, o secretário de Gestão de Pessoas na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Joel Rangel, entre outras autoridades, familiares e moradores. 
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO