Agentes do grupamento ambiental da Guarda Municipal participam de capacitação


De: Secretaria de Defesa Social e trânsito, Secretaria de Meio Ambiente
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Divulgação
Criado: 11 de junho de 2019

Agentes da Guarda Municipal iniciaram um curso de capacitação de 64 horas para atuarem no grupamento ambiental da instituição. As aulas práticas e teóricas começaram na segunda-feira (10) e se estendem até o dia 28 de junho. No conteúdo temas como meio ambiente, geografia do município, biologia da conservação e legislação ambiental federal, estadual e municipal.

Na aula inaugural, ocorrida na segunda-feira (10), os agentes participaram da aula "Ecologia e Meio Ambiente", ministrada pelo coordenador de recursos naturais da Secretaria de Meio Ambiente, o biólogo Hugo Cavaca, no auditório da Universidade de Vila Velha (UVV) Business School, no Shopping Boulevard, em Itaparica.

O grupamento especializado foi criado pela Portaria 009/19, publicada no Diário Oficial do Município em 28 de março deste ano e vai contar com 8 agentes e uma viatura da Guarda Municipal. O núcleo vai atuar na fiscalização ambiental de forma preventiva e repressiva, bem como no patrulhamento preventivo nos parques naturais, áreas de conservação e praias do município.

“A qualificação dos agentes visa capacitá-los para o exercício da fiscalização ambiental e o patrulhamento com o objetivo de atuar na preservação e no combate aos crimes ambientais com base na preservação da vida humana, segurança e no atendimento ao público”, explicou o secretário de Defesa Social e Trânsito, coronel Oberacy Emmerich Júnior.

Planejamento

Instrutores e monitores da Guarda Municipal de Vila Velha e da Serra também participaram da aula de “Planejamento e Metodologias Ativas”, ministrada pela coordenadora do curso de Pedagogia da FAESA, professora Elimar Ponzzo Dutra Leal, nesta segunda-feira (10). As capacitações foram organizadas pela coordenação de Ensino e Formação da Guarda Municipal.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO