Saúde promove vacinação sobre caso de caxumba em escola


De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: semcom
Criado: 27 de maio de 2019

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Semsa) está investigando o surgimento de um caso de caxumba entre alunos do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha e já está adotando as medidas necessárias para bloqueio de propagação da doença com vacinação seletiva nos shoppings Boulevard e Praia da Costa, além do estabelecimento de ensino.

A direção da escola foi orientada pela Semsa a convocar os pais de alunos a comparecerem neste sábado (25) e domingo (26) nos shoppings Boulevard e Praia da Costa, levando seus filhos e cartões de vacina, para realização da vacinação seletiva.

Está programada também uma ação de imunização dentro do colégio na terça-feira (28), quando os alunos devem levar os cartões de vacina. Os pais que, por ventura, estejam viajando neste fim de semana, serão comunicados pela escola na segunda-feira (27) sobre essa ação.

Os primeiros sintomas da caxumba são: febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar.

A Semsa orienta aos profissionais e alunos que tiverem apresentando os sintomas que NÃO COMPAREÇAM ao colégio e façam contato imediato com a Vigilância Epidemiológica, para que as providências cabíveis sejam tomadas.

O plantão da Vigilância Epidemiológico do município está de plantão desde o feriado de quinta-feira (23) e nesta sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26), das 7h às 19h. Mais informações pelos telefones: (27) 3388-4185/ 3388-4186 e no email vigilanciaepidemiologica@vilavelha.es.gov.br.

A Vigilância Epidemiológica foi notificada sobre o caso confirmado na quarta-feira (22) e destacou a referência técnica em doenças exantemáticas (febres eruptivas), para dar início às investigações junto à direção da escola e orientar sobre os procedimentos de vacinação e bloqueio. Os primeiros sintomas, conforme se apurou, iniciaram no dia 5 de maio.
 
 
Serviço
Vacinação Seletiva de Bloqueio - Caxumba
Shopping Boulevard – dias 25 e 26 de maio (sábado e domingo), das 10h às 21h. Avenida Jones dos Santos Neves, 5000 - Itaparica, Vila Velha.
Shopping Praia da Costa - dia25 (sábado), das 10h às 21h.
Dia 26 (domingo) - das 11h às 21h. Avenida Doutor Olívio Lira, 353 - Praia da Costa, Vila Velha.
Plantão da Vigilância Epidemiológica -
(27) 3388-4185/ 3388-4186
Email: vigilanciaepidemiologica@vilavelha.es.gov.br


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO

  • -->