Educação Infantil é destaque em apresentação de projeto de nova creche


De: Secretaria de Gabinete
Texto: Érico Miranda | Foto: Felix Falcão
Criado: 11 de maio de 2019

A Grande Terra Vermelha (Região 5) tem mais um projeto voltado para a criação de vagas escolares. Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Vila Velha apresentou o plano de construção da nova Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei), que ficará na Rua Oiti, localizada na divisa dos bairros São Conrado e Ulisses Guimarães.

"Estamos retomando em Vila Velha o processo de expansão do número de vagas e da qualidade do sistema educacional. Já temos escolas sendo construídas. Estive em Brasília nesta semana, tratando de diversos investimentos para a área. Temos o objetivo de universalizar a Educação Infantil, a exemplo do que fizemos com o Ensino Fundamental em nossas primeiras gestões. A Grande Terra Vermelha tem uma atenção especial da administração neste contexto", afirmou o prefeito Max Filho, durante o encontro realizado na Unidade de Saúde de Ulisses Guimarães. 

A Umei terá como base o projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A creche contará com 10 salas de aula e atenderá a 376 crianças de 1 a 5 anos, em dois turnos (matutino e vespertino). A unidade também terá pátio coberto, pátio descoberto, parquinho e sala multiuso.

"Um dos principais projetos da atual administração é ampliar grandemente a oferta de vagas na Educação Infantil", destacou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling. 

A abertura do processo de licitação para a contratação da empresa que executará as obras de construção da creche deve ocorrer no final de maio. As intervenções têm um custo estimado de R$ 5.380.560,84. A unidade será entregue à população até 12 meses após o início das obras.

“Estamos muito felizes com esse projeto da Prefeitura de Vila Velha. Já estou na expectativa para matricular minha filha na creche da Rua Oiti”, declarou a auxiliar de serviços gerais Rosana Almeida Silva, mãe da pequena Luana, de 3 anos.

Mais vagas

Em março, a Prefeitura de Vila Velha lançou a pedra inaugural da futura Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) de Barramares. O mesmo aconteceu com as Umeis de Praia das Gaivotas e do bairro Alecrim, em 6 e 12 de abril, respectivamente. Também já está em construção a Umei de São Torquato.  

No dia 9 de fevereiro foi inaugurada a Umef Professora Leopoldina Conceição de Mattos, no Ibes. A atual gestão também já retomou as obras da nova Umef Gil Bernardes, em Alvorada, e está perto de iniciar as intervenções de conclusão da Umef Diretora Zdmea Camargo Damasceno, em Santos Dumont.

Já foram apresentados os projetos das Umei’s de Jaburuna, Jabaeté, Santa Paula II, Divino Espírito Santo e do Centro (Sítio Batalha). O projeto da Umef de Vale Encantado também já foi evidenciado pela administração municipal.

Os investimentos em Educação deverão gerar mais de 3,8 mil vagas no município.

Participantes

Participaram do evento, nesta sexta-feira (10), vereadores, ex-vereadores, secretários e subsecretários municipais, lideranças comunitárias da Grande Terra Vermelha e moradores da região.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO

  • -->