Atividades esportivas e culturais podem ocupar praça do centro de Vila Velha


De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Texto: Priscilla Contarini| Foto: Felix Falcão
Criado: 15 de maio de 2019

Com o objetivo de transformar os espaços públicos em locais ativos e sociáveis, a Prefeitura de Vila Velha busca estabelecer um calendário de atividades na praça Duque de Caxias, no Centro da cidade. Essa é a ideia do “Projeto Ocupe a Duque”, que será discutido nesta quarta- feira (15).
 
Uma assembleia aberta à sociedade ocorre a partir das 19 horas, no Teatro Municipal de Vila Velha, localizado na praça. “Mais importante do que o apoio da Prefeitura é a sociedade se envolver na ocupação da praça, para que nós possamos dar a infraestrutura necessária”, explicou o coordenador municipal de Economia Criativa, Eliomar Mazoco, setor vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
 
Segundo ele, a intenção é investir em ações diversificadas e que atendam vários públicos.  “Atividades para terceira idade, de ginástica, de esporte e que culmine no final de semana. Ações com música, teatro, feiras artesanais, feira orgânica, feira de produtos da economia criativa, festival de food truck, cervejas artesanais são opções. Tudo isso pode ir se desenhando junto com a sociedade visando um processo de ocupação permanente do local”, reforçou Mazoco.
 
Uma outra assembleia será realizada nesta quinta-feira (16), também no Teatro de Vila Velha, às 19h, com empresários, comerciantes e empreendedores que tem os seus negócios instalados no entorno da praça.
 
O projeto
 
A Projeto “Ocupe a Duque” visa valorizar a importância simbólica e funcional da praça. Dentre as diversas sugestões, estão: oficinas de comunicação comunitária; apresentações musicais e poéticas; saraus; samba; peças teatrais; atividades físicas e de saúde; palestras; artesanato; cidadania e outras propostas.
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO