Prefeitura lança pedra fundamental para construção de mais uma creche


De: Secretaria de Educação, Secretaria de OBRAS, Secretaria de Gabinete
Texto: Priscila Contarini| Foto: Felix Falcão
Criado: 12 de abril de 2019

Um clima de satisfação marcou a manhã desta sexta-feira (12) no lançamento da pedra fundamental para a construção de mais uma Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) no município, desta vez no bairro Alecrim. A nova Umei Julierme da Cruz Dias, também conhecida originalmente como “Pedacinho do Céu”, irá duplicar a oferta de vagas na região.

“O município retomou um processo virtuoso de construção de novos espaços escolares para garantir novas matrículas, novas vagas, o que Vila Velha tanto precisa. Essa creche ajuda a contar uma parte da história desse bairro, do Hospital Evangélico que foi quem criou a creche há anos. A Prefeitura assumiu a creche e tem dado manutenção deste então. E contamos também com a generosidade do Hospital Evangélico de ceder uma área expressiva de seu patrimônio para que o município possa construir essa nova Unidade Municipal de Ensino Infantil”, afirmou Max.

“É uma satisfação muito grande participar de mais esse lançamento. É um compromisso do dessa gestão fazer crescer novamente a Educação no município”, afirmou o vice-prefeito, Jorge Carreta.

O prédio será construído no terreno vizinho a atual Umei. “É uma obra que está em um estágio importante da construção e é uma garantia de que esta obra correrá dentro dos prazos, obedecerá o seu cronograma. Os recursos também estão assegurados e são do próprio município. Vamos sair de 200 crianças atendidas para atender 400 alunos no novo prédio”, afirmou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling.

“Esta creche vai atender as demandas constantes que temos nessa comunidade e irá facilitar a mobilidade de pais que precisam trabalhar. É uma demanda muita antiga e que nessa administração que entende e zela pela educação vai nos contemplar com esta benção para a comunidade”, segundo Ana Paula, Presidente da Comunidade de Alecrim. Leia mais após a imagem. 



Mais vagas 

Atualmente, 183 crianças são alunas da Umei Julierme da Cruz Dias, que, além dos moradores do bairro Alecrim, também atende comunidades vizinhas. Com as intervenções, o número de vagas para crianças de 4 e 5 anos será ampliado de 200 para 300 (em dois turnos), além de viabilizar o atendimento de até 100 crianças (dois turnos), de 0 a 3 anos (o que atualmente não é feito), alcançando 400 alunos atendidos.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Jorge Carreta, o secretário municipal de Educação, Roberto Beling, secretários municipais, lideranças comunitárias, além dos vereadores Oswaldo Maturano, Reginaldo Almeida, Rogério Cardoso, João Artem, Mirim Montebeller e Dona Arlete.

O projeto

O prédio terá dois pavimentos em uma área construída de 1.293,32 m². Ao todo, a área para a nova Umei tem 1.618,00M², e foi doada pelo Hospital Evangélico, por emenda parlamentar do vereador Osvaldo Maturano (sem custos para o município, na aquisição da área). Para execução das obras serão investidos R$ 2.919.401,96 - recursos exclusivos da Prefeitura. Após o início das obras, a previsão de entrega é de 12 meses. Contratada por meio de licitação pública, a Potens Engenharia será a empresa responsável pela execução da obra.

A unidade contará com: dois berçários com fraldário e lactário (15 alunos por sala de 1 e 2 anos), uma sala de aula para alunos de 3 anos (com capacidade para atender a 20 alunos), sala de espera, secretaria, salas de direção, de professores, banheiros para alunos e funcionários, pátio coberto, refeitório, cozinha e uma sala para apoios de serviços. No segundo pavimento haverá seis salas de aulas para crianças de 4 e 5 anos (25 alunos por sala) e outras três salas sendo: briquedoteca, espaço de expressão corporal e sala de multiuso disponibilizada para Educação Especial. Também haverá sala de pedagogo, sanitários de alunos e professores.

Cápsula do tempo 

Na pedra fundamental foram inseridos documentos referentes ao processo de construção da escola, edições de jornais desta sexta-feira (12) e a lista com a assinatura dos presentes ao evento (na foto principal, acima do texto). O recipiente é conhecido como cápsula do tempo.

Novas unidades
 
No dia 16 de março, a Prefeitura de Vila Velha lançou a pedra fundamental da futura Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) de Barramares. No dia 9 de fevereiro foi inaugurada a Umef Professora Leopoldina Conceição de Mattos, no Ibes. Também foram apresentados os projetos das Umei’s de Jaburuna e de Jabaeté. No sábado (6), a administração municipal lançou a pedra fundamental da Umei de Praia das Gaivotas. 


 
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO