Nesta segunda (15): “De Olho na Caçamba” será apresentado na Assembleia Popular


De: Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Gabinete
Texto: Paulo Borges Filho | Foto: Divulgação.
Criado: 14 de abril de 2019

Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de Vila Velha apresentará, a partir das 19h30, no Teatro Municipal, Centro, o projeto “De Olho na Caçamba”. A participação popular é muito importante para conhecer e opinar sobre esta nova ferramenta de fiscalização e monitoramento dos Resíduos da Construção Civil (RCC) descartados de forma irregular. O aplicativo já está disponível para download nos sistemas IOS e Android, no Google Play e na Apple Store.

O aplicativo é o primeiro do Espírito Santo, para smartphones, que permitirá a população denunciar ou informar aos fiscais da Prefeitura de Velha sobre o descarte irregular de RCC e encontrar aterros e outros locais adequados para o colocação de entulho. A ideia é realizar o monitoramento online. 

De acordo com a secretaria municipal de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva, diversas reuniões já foram realizadas com proprietários e representantes de empresa de caçambas, explicando a importância do aplicativo e seu funcionamento.  “A população terá a oportunidade de acompanhar, denunciar e registrar o descarte irregular, ajudando o município, por exemplo, a diminuir os pontos viciados de lixo que existem em vários bairros (conforme exemplo do mapa, abaixo do texto)”, concluiu.     

Vantagens

Com apenas um clique na tela do celular será possível o cidadão enviar uma foto e informações de pontos onde o entulho estiver sendo descartado irregularmente. Fiscais da Coordenação de Posturas da Semsu, agentes da Guarda Municipal e servidores da Fiscalização Ambiental serão acionados pelo aplicativo para averiguar as irregularidades. Com a ajuda da população, a Prefeitura de Vila Velha poderá realizar a limpeza e monitoramento dos pontos viciados da cidade.

Outra funcionalidade será, por exemplo, possibilitar que o cidadão possa verificar se uma caçamba que está na sua rua possui ou não autorização. Caso o veículo esteja irregular, o munícipe pode enviar uma denúncia (anônima ou não), pelo celular, e acompanhar o seu desdobramento.

Sem burocracia

O sistema permite a emissão sem burocracia uma CTR Eletrônica com liberação imediata, depois acompanhar a movimentação dos veículos e caçambas além de verificar o despejo final dos resíduos nos locais autorizados, que comunicam no mesmo processo que recebeu o descarte.

O processo completo permitirá o acompanhamento do resíduo até o seu descarte adequado. A ideia é garantir que o entulho não seja jogado em locais irregulares, o que degrada o meio ambiente e causa grandes transtornos para a população e para a administração pública.

Por meio do “De olho na caçamba”, a Prefeitura de Vila Velha e toda a população poderão acompanhar o ciclo de geração, transporte e descarte dos restos de construção. O aplicativo será um instrumento de educação ambiental, pois fornecerá informações úteis acerca das regras de manejo dos resíduos da construção civil, de acordo com a legislação e normas da cidade. Baixe o aplicativo De olho na caçamba, e ajude a cidade a ficar cada vez mais limpa.  
 
 
 
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO