Prefeito recebe secretário de Estado da Justiça


De: Secretaria de Gabinete
Texto: Gilberto Vieira| Foto: Felix Falcão
Criado: 21 de março de 2019

O prefeito Max Filho e o vice-prefeito Jorge Carreta receberam, na tarde desta quinta-feira (21), o secretário de Estado de Justiça Luiz Carlos de Carvalho Cruz, que disse que o governo do Estado planeja reativar o Instituto de Reabilitação Social (IRS) com vagas para cerca de 500 apenados do regime semiaberto.
 
No entanto, o secretário de Justiça concordou com a sugestão dos vereadores presentes de que sejam feitas audiências públicas para a população opinar sobre a destinação daquele prédio. 
 
“O local pode ser escola, pode ser resort, pode ser museu, pode ser tudo. Mas é importante analisar o custo de manutenção do prédio e se haverá interesse do empresariado em investir ali. É um prédio com processo de tombamento em andamento. Hoje a Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv) tem 690 apenados, mas a capacidade é de pouco mais de 300. Reativando o IRS, vamos reduzir a pressão no sistema”, disse.
 
Max Filho recordou que a Prefeitura de Vila Velha cedeu uma escola construída pelo município para o governo do Estado instalar ali uma unidade do projeto Escola Viva. Em troca, o Estado anunciou que faria uma nova escola para a rede municipal, o que ainda não se concretizou. “Poderia ser feita então uma escola. Levaria para as instalações do IRS o Colégio Polivalente (Luiz Manoel Velozo) e, no Polivalente, abriríamos uma creche. A Glória é um polo industrial, com muitas mulheres trabalhadoras que precisam de uma creche para seus filhos”, completou.
 
“Ali na Glória nós temos o Parque Municipal do Morro da Manteigueira, que fica no entorno do complexo prisional, para o qual estamos buscando recursos internacionais para a revitalização”, pontuou o prefeito, que apresentou o cálculo da contribuição de Vila Velha para o sistema prisional. “Cerca de oito mil presidiários estão em Vila Velha; o sistema prisional do Estado tem cerca de 22 mil. Vila Velha já dá uma importante contribuição”, disse.
 
O secretário de Estado de Justiça Luiz Carlos de Carvalho Cruz disse que o governo do Estado planeja uma unidade prisional para cerca de 500 apenados do regime semiaberto, mas concordou com a sugestão dos vereadores presentes de que sejam feitas audiências públicas para a população opinar. 
 
Também participaram da reunião sobre o IRS, o vice-prefeito Jorge Carreta, os secretários municipais de Defesa Social (coronel Oberacy Emmerich) e de Desenvolvimento Urbano (Caroline Jabour), o subsecretário de Controle e Suporte na Secretaria de Estado da Justiça, Gilson Lopes, e os vereadores Reginaldo Almeida, Osvaldo Maturano, Anadelso Pereira e PM Chico Siqueira. 




SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO