Ordem de serviço para construção de nova Unidade de Saúde nesta quinta (21)


De: Secretaria de OBRAS, Secretaria de Saúde, Secretaria de Gabinete
Texto: Marcelo Martins| Foto: Felix Falcão
Criado: 20 de março de 2019

O projeto de construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro Divino Espírito Santo foi apresentado pela Prefeitura de Vila Velha, nesta terça-feira (19), a comunidades da Região 1 (Grande Centro). O encontro ocorreu na Igreja Presbiteriana do bairro.
 
Orçada em R$ 3,7 milhões, a obra será erguida numa área de 854 m² e receberá ordem de serviço nesta quinta-feira (21), com entrega prevista no prazo de um ano, para atender uma população estimada em 150 mil/ano.
 
Logo após a aprovação popular ao projeto do arquiteto Jorge Freire – que é servidor municipal - o prefeito Max Filho fez um relato histórico sobre a inexplicável demolição da antiga unidade que existia em Divino Espírito Santo, ocorrida em gestões passadas, enfatizando que a atual administração tem “o compromisso de resgatar o que foi levado de nossa população”.
 
Atendimento pleno
 
“O mais importante é colocarmos esse equipamento funcionando para atendimento pleno da população”, pontuou o prefeito, diante de um público de mais de 100 pessoas, que acompanhou a apresentação do projeto.
 
Max Filho também fez também um “agradecimento especial” à família do ex-prefeito Américo Bernardes da Silveira, que detinha a titularidade da área, “mas, prontamente desembaraçou sua cessão para a municipalidade”.
 
O secretário municipal de Saúde, Jarbas de Assis, avaliou que a obra é de extrema importância para o sistema de saúde de Vila Velha, porque todas as nossas unidades existentes estão sobrecarregadas para atender uma população de 500 mil habitantes.
 
“Temos apenas 18 unidades e para se ter uma idéia o município de Serra possui 39. Devemos atender nesta nova unidade cerca de 150 mil pessoas/ano, o que vai ajudar a desafogar em muito o atendimento nos outros setores”, ressaltou.
 
Falando em nome da comunidade de Itapuã – que também será beneficiada com a nova unidade - o líder comunitário Flávio Pires elogiou o empenho da administração municipal: “Só posso agradecer pelo ‘presente’ que estamos recebendo. Temos muitas pessoas que necessitam do apoio do poder público na Região 1”.
 
Mais obras
 
Outros projetos estão em andamento neste ano como a construção de novas unidades de saúde no município nos bairros Vila Batista (em fase de ordem de serviço), São Torquato (em licitação) e Ataíde (com previsão de início para o segundo semestre deste ano).

Outra boa notícia foi a publicação do contrato das obras da Unidade de Pronto Atendimento - UPA - de Riviera da Barra. A obra, que estava paralisada desde a gestão passada, se constitui na maior reivindicação das comunidades da Região 5 (Grande Terra Vermelha).
 
A Prefeitura de Vila Velha vai retomar ainda neste ano o processo de construção do Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (Caps i) de Jabaeté, outro projeto que estava paralisado. “Todas as seis unidades citadas tem prazo de entrega para o próximo ano”, confirmou o secretário de Saúde.
 
Estrutura
 
A USF de Divino Espírito Santo é de porte 4 e terá as seguintes estruturas:
 

- 7 consultórios médicos, sendo 3 com banheiro para ginecologia;
- Sala de repouso de curta duração;
- Sala de Serviço Social;
- Sala de medicação/inalação coletiva para 4 pacientes concomitantes;
- Sala de farmácia com almoxarifado e dispensação;
- Consultório de enfermagem;
- Sala de raio X odontológico;
- Sala de administração;
- Gerência;
- Auditório;
- Copa;
- 3 sanitários PNE e um para pacientes ostomizados;
- Vestiário masculino e feminino;
- Sala de esterilização e expurgo;
- Sala de curativos;
- Sala de coleta;
- Sala de reuniões;
- Sala de imunização com ante-sala;
- Área de recepção e atendimento;
- Sala de arquivo;
- Escovário adulto e infantil;
- Consultório odontológico com 8 cadeiras odontológicas;
- Recepção Geral;
- Guarda de Prontuários;
- Espera Geral;
- Registro e Atendimento de Pacientes;
- Depósito de Material de Limpeza 
- Área Técnicas de Setor e Compressores;
- Área Técnica do setor de tecnologia;
- Circulação da Administração;
- Depósitos para guarda Temporária de Resíduos, Comum, Infectante e Químico e para a Lavagem de Contentores;
- Área construída: 854,04m2.


 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO