Cramvive promove capacitação para mulheres

De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão
Criado: 05 de dezembro de 2018
Foi realizado entre os dias 26 e 30 de novembro o programa de capacitação para mulheres assistidas pelo Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência Doméstica de Vila Velha (Cramvive), no Sindicato dos Lojistas do Comércio de Vila Velha (Sindilojas), no Centro, das 8 às 18h.   

Temas como atitude empreendedora, como abrir um negócio, gestão de tempo e combate à violência foram debatidos. O objetivo foi capacitar cerca de 70 mulheres, a maioria acompanhada pelo Cramvive, para o mercado do trabalho.
 
A secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, falou sobre o resultado comportamental das mulheres ao fim do curso. “Poucas coisas me deram tanta felicidade no campo profissional. Mulheres que nem levantavam a cabeça no começo da semana, na sexta-feira estavam se sentindo lindas, estavam sorridentes, arrumadas, maquiadas e tirando fotos”.

Uma das mulheres assistida pelo Cramvive disse que aprendeu muito. “Aprendi a olhar para frente, tenho capacidade de mudar a situação que me deixava triste e com medo, sei que eu posso fazer algo por mim, já penso até em preparar alguns quitutes para vender no bairro. Eu que nem saia de casa”.
 
A capacitação é uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) com Ministério Público do Trabalho (MPT) e contou com vários módulos aplicados por  especialistas de outros estados.

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO