Confira a balneabilidade das praias e lagoas


De: Secretaria de Meio Ambiente
Texto: Rovena Cruz | Foto: Felix Falcão
Criado: 28 de dezembro de 2018

O Réveillon 2019 será marcado pelo show de fogos na orla de Vila Velha e, para quem gosta de aproveitar o Ano Novo para mergulhar no mar, a boa notícia é que as principais praias da cidade continuam próprias para o banho. 

A Prefeitura de Vila Velha divulgou, nesta sexta-feira (28), os resultados de mais um teste de Balneabilidade realizado por um laboratório contratado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), por meio da Coordenação de Recurso Naturais (CRN).

O resultado você pode conferir no link indicado abaixo. Apenas cinco locais estão impróprios. Praia da Barrinha na Barra do Jucu; Praia do Ribeiro, próximo ao Farol Santa Luzia, da Prainha, Ponta da Fruta, em frente a pracinha, e a lagoa Morada do Sol.

Todas as praias são sinalizadas informando a balneabilidade. Essas placas são trocadas toda semana se houver alteração após os testes. A placa verde significa “Própria” e a placa vermelha indica “Imprópria” para o banho.

Coleta
 
O trabalho de coleta de amostras de água é feito pela Coordenação de Recursos Naturais (CRN) da Semma. São coletadas amostras todas as segundas-feiras e, em seguida, as amostras são enviadas para análise em laboratório.

A balneabilidade é determinada a partir da quantidade de bactérias do grupo coliforme presentes na água, é feita análise que quantifica os coliformes totais e fecais, Escherichia coli e/ou Enterococos.

Confira o resultado aqui. 

 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO