Projeto de nova iluminação pública para Vila Velha

De: Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos
Texto: Vandique Magalhães| Foto: http://mapio.net/pic/p-92909331/
Criado: 11 de setembro de 2018
O prefeito de Vila Velha Max Filho recebe nesta quarta-feira (12), as 10 horas, uma comissão de técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da empresa Ernst & Young, para a apresentação do cronograma de elaboração dos estudos e modelagem para viabilizar o projeto da parceria público-privada (PPP) visando a implantação do novo Sistema de Iluminação Pública de Vila Velha.
 
Em junho de 2018, a Prefeitura de Vila Velha firmou contrato com o BNDES com o objetivo de contar com o suporte da instituição para o empreendimento que tem por objetivo síntese a modernização, eficientização e ampliação do parque e iluminação pública da cidade.
 
Na reunião desta quarta-feira (12), a empresa Ernst & Young, que lidera o consórcio de empresas selecionadas pelo BNDES, em pregão eletrônico, para assessorar o processo de elaboração dos estudos e modelagem, vai apresentar as etapas do projeto e o calendário de estudos a serem realizados.
 
Os estudos, com conclusão prevista para novembro de 2019, terão as seguintes etapas: apresentação de um diagnóstico com análise de cenários, elaboração da modelagem final do projeto, realização de consulta pública, publicação de edital, apoio à Prefeitura na realização de licitação e assinatura do contrato com a empresa vencedora para a execução do empreendimento de modernização do sistema de iluminação pública via PPP.
 
Entre os benefícios a serem alcançados com a execução do projeto, estão uma maior eficiência no sistema de iluminação pública da cidade, uma redução do consumo de energia, uma maior sensação de segurança e bem-estar por parte da população, e uma maior promoção de áreas turísticas, de lazer e comerciais do município.
 
O consórcio responsável pelos estudos nas áreas de assessoria financeira, jurídica e de engenharia é formado pelas empresas Ernst & Young (EY), Ilumisul Soluções Urbanas em Luminotécnica, Diamantino Advogados Associados.
 
“A grande virtude deste projeto é a uniformização da iluminação pública em todos os bairros da cidade. A qualidade da nossa iluminação pública vai melhorar muito”, avalia o secretário municipal de Planejamento e Projetos Estratégicos, Ricardo Santos.
 
O projeto da nova iluminação do município prevê a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, permitindo a implantação de sistemas inteligentes, incluindo a própria telegestão do parque de iluminação, a modernização da rede de videomonitoramento, o controle informatizado da rede semafórica da cidade e do fluxo de veículos nas vias públicas e, possivelmente, a instalação de dispositivos de wi-fi em várias regiões da cidade.  

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO