Intercambistas apresentam resultados de experiência no Projeto “Caminhos”

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Priscila Contarini | Foto: Divulgação
Criado: 13 de setembro de 2018
Experimentar “um novo olhar” em relação a lugares do nosso cotidiano. Nessa quarta-feira (12), técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (SEMDU) puderam vivenciar essa experiência durante a apresentação dos resultados vivenciados pelos arquitetos colombianos Carlos David Nope e Sebastian Cely, por meio do projeto “Caminhos”, desenvolvido de forma inédita pela secretaria.
 
“Ter este espaço para mesclar as culturas, observar como pensam a resolução dos problemas aqui e em nosso país é uma oportunidade incrível. A cidade de Vila Velha é linda e um lugar especial para se viver e a cultura semelhante a de nossa terra natal”, comentou o arquiteto Carlos David Nope.
 
“Sempre priorizamos nos projetos não apenas a necessidade em si, como a ciclovia, mas todo o espaço do entorno de forma a humanizar e permitir o acesso de outras atividades no entorno”, segundo Sebastian Cely.
 
“É um projeto maravilhoso que não tem custo para a Prefeitura e uma convivência muito importante do ponto de vista profissional. Eles trouxeram experiências importantíssimas em relação ao meio ambiente, a valorização dos espaços públicos com a inserção de bibliotecas, como exemplo, foi uma convivência excelente”, ressaltou Antônio Marcus Carvalho, secretário da Semdu.
 
Fábio Pacheco, arquiteto da secretaria, acredita que é necessário este olhar diferenciado sobre a cidade. “A experiência deste olhar sem os vícios de quem convive no espaço do cotidiano pode atrair, sem dúvida, uma visão que não alcançaríamos sozinhos. E os projetos desenvolvidos em apenas seis semanas, apresentados hoje aqui, exemplificam isso e, se colocados em prática, com certeza fariam toda a diferença na parte arquitetônica da cidade”, concluiu.
 
Intercâmbio
 
Com o intuito de oportunizar novas vivências a Semdu firmou um termo de cooperação de prestação de serviços com a Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (AIESEC), no último mês. O Programa de Intercâmbio Internacional possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes por meio de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio. Por meio desse convênio, dois arquitetos da Colômbia atuaram no setor de Arquitetura da Semdu por seis semanas.




Foto 1 - Antes e depois (Perspectiva final da Praia da Costa – Clube Libanês/Casa do Governador)
Foto 2 - Antes e depois (Perspectiva eletrônica final da Praia de Itaparica/Rotatória ciclovia)

 
 
 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO