​Unidade de Saúde provisória de Paul começa a atender nesta sexta (10)

De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Felix Falcão
Criado: 10 de agosto de 2018
“Há meses lutamos para ter a unidade de saúde de volta. Tudo tem seu tempo certo para acontecer. Agradecemos ao prefeito Max Filho por honrar o compromisso firmado com a comunidade de Paul”. Assim reagiu uma das moradoras mais antigas do bairro, Geruza Durr Aguiar Giovanini, a “Gegê de Paul”, durante a entrega da Unidade Básica de Saúde provisória na noite dessa quinta-feira (09).

O imóvel, que está situado na rua Moscoso, 237, foi aberto ao público na manhã desta sexta-feira (10), a partir das 7 horas.

Durante a solenidade, o prefeito Max Filho lembrou que nos últimos oito anos o município não construiu e nem reformou nenhuma unidade de saúde. “O que vivemos em Paul não é diferente do que acontece em outras regiões de nossa cidade, vítimas do descaso de administrações passadas. Estamos colocando nosso planejamento de pé com a construção de novas unidades de saúde. É assim que vamos combater o descompromisso com nossa gente”, enfatizou.

O secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, ressaltou que a unidade provisória tem padrão semelhante aos consultórios da rede particular. “Nossos profissionais estão muito motivados a prestar um atendimento de qualidade. Não vamos ficar aqui para sempre. Nosso caminho é retomar a antiga unidade”.

Prestigiando o evento, o ex-governador Max Mauro lembrou que a atual gestão faz um resgate social para um dos bairros mais tradicionais de Vila Velha. “Paul foi abandonado pelas últimas administrações e fico muito feliz por essa preocupação com a qualidade de vida do povo de Paul e bairros adjacentes como Ilha das Flores, Vila Garrido e Argolas”.

Atendimento

A unidade de saúde provisória de Paul atenderá a população sempre de segunda a sexta-feira, as 7 às 17 horas. Haverá a oferta de consultas com clínico, pediatra, ginecologista, psicólogo e nutricionista com demanda individual ou em grupo.  A exemplo das demais unidades de saúde do município, serão oferecidos programas como Planejamento Familiar, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Criança e Saúde do Idoso.

As instalações estão equipadas com sala da vacina, farmácia, regulação de exames e consultas especializadas, recepção, laboratório.  O quadro de profissionais é composto por médicos, psicólogo, nutricionista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e gerente.

Como complementação do atendimento, um espaço na Igreja Presbiteriana de Paul dará suporte também para consultas individuais ou em grupo com psicólogo e nutricionista, além do atendimento preferencial para cadeirantes que necessitarem de todos os serviços de saúde ofertados.

Interdição

A US do bairro Paul foi interditada em 2017 pela Defesa Civil Municipal por conta de uma obra particular irregular que ameaça desabar sobre aquela unidade. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) providenciou a instalação de um posto provisório no bairro para atender demandas de marcação de consultas, exames e distribuição de medicamentos facilitando o acesso dos moradores.

Uma solução definitiva, no entanto, se dará por meio de recurso junto ao Poder Judiciário para autorizar a demolição da obra particular causadora da interdição da US Paul para que a Prefeitura possa reabrir o imóvel sede da unidade de saúde, sem riscos aos seus usuários e servidores.
 
 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO