Recurso de R$ 126 milhões deve ser concretizado até o final do ano

De: Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Pedro Lodi
Criado: 29 de junho de 2018
Ao final de quatro dias de visita da missão do banco latino-americano Fonplata ao município, aumenta a expectativa da concretização do financiamento internacional da ordem de U$ 34 milhões, o equivalente a cerca de R$ 126 milhões. Na tarde dessa quinta-feira (28), equipes da Prefeitura de Vila Velha e daquela instituição financeira prepararam um documento com os encaminhamentos e ajustes necessários que servirão de base para o fechamento do contrato e uma nova missão que deve ocorrer até o final do ano.

“Os recursos serão utilizados para alavancar o desenvolvimento da cidade com investimentos, prioritariamente, em infraestrutura”, enfatizou o prefeito Max Filho na reunião com os representantes do Fonplata. “Com as finanças equilibradas, o município goza de um bom conceito perante as instituições financeiras e, por isso, possui capacidade de pagamento”, destacou. 

Para os consultores do Fonplata, a visita foi muito proveitosa. “A Prefeitura está à altura das exigências técnicas da instituição. Não visualizamos nenhuma objeção”, adiantou o especialista econômico Oscar Carvallo. E acrescentou: “Acreditamos que o município vai atingir os objetivos propostos para viabilizar os investimentos necessários”, argumentou. Já o consultor em projetos, Hernan Benitez, disse que “o município possui todas as condições para o fechamento do empréstimo”, opinou.

Ao longo da semana, o grupo também integrado pelo consultor ambiental Maximiliano Agudo cumpriu uma agenda de reuniões com várias secretarias municipais, além de visitas técnicas à lagoa Grande e ao balneário da Ponta da Fruta, aos parques naturais da Manteigueira e do Marista e também nos canais de Guaranhus e de Rio Marinho, locais que serão beneficiados com os investimentos.

“Só nos resta avaliar a possibilidade de dilatação do prazo para amortização do financiamento e as opções de taxas de juros oferecidas”, explicou o secretário de Planejamento, Projetos Estratégicos, Ricardo Santos, durante a reunião de discussão do documento. O município também contratará uma empresa para elaborar o projeto básico e monitorar as obras de drenagem e pavimentação de vias, iluminação pública, arborização, instalação de equipamentos e mobiliários urbanos, além de melhorias nos parques naturais da cidade.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO