Junho Verde: Alunos plantam árvores

De: Secretaria de Educação
Texto: Priscila Contarini| Foto: Felix Falcão
Criado: 10 de junho de 2018
Uma atividade diferente para mais de 200 alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Mário Casa Nova, localizada no bairro Ilha da Conceição. Na tarde desta sexta-feira (08), os alunos participaram do plantio de diversas mudas da espécie aroeira. Na ocasião, os estudantes também amarram em uma árvore morta da escola fitilhos com desejos em relação a preservação do meio ambiente.

A atividade fez parte das comemorações do “Junho Verde”, planejada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e enriqueceu o aprendizado dos alunos.

“Essas ações são essenciais para que os alunos possam realmente criar um entendimento e mudar hábitos e aprender valores em relação ao meio ambiente. As ações de educação ambiental devem estar presentes na rotina de cada um e o nosso objetivo é reforçar essa ideologia,” comentou Gisele Soncin, gerente do setor de Meio Ambiente da Semed.

Em uma árvore morta localizada na escola, os estudantes ainda puderam amarrar pequenos fitilhos com desejos e ações que eles poderiam realizar para preservar o meio em que vivem.  “Essas ações que os alunos escreveram nos fitilhos são para evitar que outras árvores morram, assim como essa”, comentou o professor da Unidade, Moisés Manir.

“A árvore dos desejos é uma ação lúdica que criamos para justificar de forma concreta a visão do aluno com o meio ambiente que, às vezes, não associa corretamente o que está acontecendo no planeta em termos de poluição e como isso pode afetar as plantas”, completou Moisés Manir.
 
Aprendizes
 
“Devemos manter o planeta sem poluição e desmatamentos para as futuras gerações”, comentou Talison Costa Ferreira, aluno do 6º ano.

“Aprendemos também que não se deve jogar lixo no chão, os bueiros entopem e quando chove alaga tudo. Menos lixo no chão e mais consciência”, disse Gean Carlos, estudante do 6º ano.

“As pessoas devem preservar o meio ambiente, pois é de vital importância para o nosso futuro”, comentou a aluna Ana Carolina de Paula, do 7º ano. “Na minha casa minha mãe e avó sempre tiveram o hábito de plantar e eu também aprendi com elas sobre a importância dessa prática, além de preservar”, comentou.

SERVIÇOS PARA