Prédios devem passar por manutenção preventiva a cada dez anos

De: Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 13 de janeiro de 2018

As edificações com mais de mais de dez anos, principalmente os prédios situados na orla do município, devem passar por manutenções preventivas para evitar acidentes. O alerta é da Defesa Civil de Vila Velha que realiza, em média, cinco vistorias diárias em edificações a pedido de moradores.

Entre os pedidos, há casos frequentes de condomínios que solicitam análises em piscinas, em função da preocupação com a infiltração da água na edificação. Mas fachadas soltas, descolamento de pastilhas também estão entre os casos mais comuns em prédios e outras edificações no município.

De acordo com a Defesa Civil, o primeiro passo é fazer a contratação de um profissional habilitado para a realização de um laudo técnico, com as indicações das intervenções necessárias. “Com essa orientação, é possível detectar e prevenir anomalias na construção e falhas de manutenção”, explica a engenheira Mônica Sena Simões.

É importante observar a existência de fissuras, rachaduras e alargamento das colunas, pois são indicativos de possíveis problemas nas construções. “Quando a edificação fica de frente para a praia é pior ainda. Isso porque a maresia pode causar danos ainda maiores em um curto espaço de tempo, já que ela penetra na área concretada e atinge as ferragens da construção”, explicou o assessor adjunto da Defesa Civil, Augusto Bandeira.

Para engenheiro civil Lúcio Bastos, que é especialista no assunto, o laudo da inspeção predial é uma espécie de checkup da edificação. “Todas as anomalias encontradas são relacionadas e classificadas por ordem de prioridades”, exemplifica.

Desabamento de laje

A orientações da Defesa Civil são importantes para evitar acidentes como o que aconteceu na quarta-feira (10) com o desabamento de parte de uma laje da garagem do edifício Royal Towers, na orla de Itaparica. As torres do prédio não foram abaladas, mas três carros foram esmagados pelo acidente, conforme relatado pela equipe.


SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO