"Janeiro branco” reforça os cuidados com a saúde mental

De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Semcom
Criado: 05 de janeiro de 2018

Sob o lema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), programou uma mobilização sobre saúde mental em adesão à campanha nacional “Janeiro branco” – mês dedicado à sensibilização junto à sociedade sobre os problemas decorrentes de casos de depressão, ansiedade e suicídio.

“Janeiro é o primeiro mês do ano e, tradicionalmente, tem sido um período de planejamento e tomada de decisões. Portanto, uma época ideal para refletirmos sobre a promoção de nossa saúde mental”, disse a médica e subsecretária de Atenção Especializada, Gleide Caroni.

Ações

Nos dias 13 e 20 de janeiro, haverá panfletagem, atividades físicas e culturais na Arena Verão, na Praia da Costa, a partir das 09h, com aulas de dança zumba e jogos de vôlei e futebol de areia, num trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).

A Semsa promoverá, também, neste mês, cursos de capacitação em saúde mental para profissionais das unidades de saúde com a finalidade de ampliar o atendimento à população.

Atualmente, todas as unidades de saúde contam com equipes psicossociais completas (psicólogos e assistentes sociais) que contam com o suporte (matriciamento) para ampliar o campo de atuação e qualificar os atendimentos multidisciplinares nas unidades.

Novos serviços

Em 2018, a Prefeitura vai entregar à população dois equipamentos essenciais para os cuidados da saúde mental. O CAPS Infantil permitirá atendimento para crianças e adolescentes, moradores de Vila Velha, com idade entre zero e 18 anos, que tenham transtornos mentais graves e persistentes. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Transtorno), permitirá acolher um número maior de pacientes acima de 18 anos com transtornos mentais graves.

 

 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO