Seminário sobre Educação Tributária nesta terça (05)


De: Secretaria de Finanças
Texto: Priscila Contarini| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 03 de dezembro de 2017

A Prefeitura Municipal de Vila Velha, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), por meio do Programa Estadual de Educação Tributária, realizará nesta terça-feira (05), de 8h às 12h, no auditório da sede da Prefeitura, o Seminário Municipal de Educação Tributária. O evento tem o objetivo de mostrar à sociedade o impacto do Programa de Educação Tributária nas finanças do município.
 
Na ocasião, serão realizadas palestras com os seguintes temas: “A Educação Tributária contribuindo positivamente na administração municipal”, que será proferida pelo representante da Supervisão de Educação Tributária da Sefaz e o "Índice de Participação dos Municípios (IPM) e da importância do IPVA para o município”, que será ministrada pelo coordenador do Programa Estadual de Educação Tributária, o auditor fiscal da Receita Estadual.
 
Segundo Luciene Araújo, pedagoga da Educação Tributária, a partir dessa ação inicial, será trabalhada a ideia do "Projeto Consciência Tributária – A Força do Cidadão", na sociedade como um todo e, principalmente, nas escolas públicas e privadas levando aos estudantes temas relacionados com cidadania e gestão pública. “Além dessas ações, o evento visa à implementação plena do Programa Municipal de Educação Tributária, responsável por ações de suma importância para a sociedade, tais como: qualificação e palestras para as comunidades, buscando a participação de todos os munícipes para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou.

No mesmo dia, será realizado o Curso de Alinhamento dos Núcleos de Atendimento ao Contribuinte (NACs), de 13h às 18h, no auditório da Prefeitura. O propósito é discutir o atendimento ao produtor rural, bem como a orientação e auxílio quanto ao preenchimento das notas fiscais de produtores rurais.
 
Programação:
 
08h05 – Credenciamento
08h15 – Abertura – Luciene Araujo - Pedagoga da Educação Tributária
08h20 – Palavra do Secretário de Finanças – Evandro Alves Vieira
08h40 – “A Educação Tributária Contribuindo Positivamente na Administração Municipal”. Palestrante: Arthur Sérgio Rangel Viana, Coordenador EAD – Disseminadores de Educação Fiscal/PEET/ESAF
10h10 – Intervalo – Café
10h30 - “IPM – Índice de Participação dos Municípios e IPVA, uma receita de sucesso para os municípios capixabas”. Palestrante: Francisco Costa de Andrade, Coord. Grupo Estadual de Educação Tributária da SEFAZ
11h30 – Painel de Debates
12h - Encerramento




SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO