Prefeitura apresenta projeto da nova Unidade de Saúde em Divino Espírito Santo

De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Claudiano Gomes
Criado: 06 de dezembro de 2017

A convite do vereador Anadelso Pereira, a Secretaria de Saúde de Vila Velha participou nesta terça-feira (5) de audiência pública na UMEF "Professor Thelmo Torres", no bairro Itapuã, para uma exposição sobre o projeto de construção de uma nova unidade de saúde da região, no bairro Divino Espírito Santo.

O secretário Jarbas Ribeiro de Assis Júnior enfatizou que a Prefeitura de Vila Velha vai investir recursos na construção de cinco unidades até o final de 2020 e que já existem projetos e recursos assegurados para as obras e aquisição de equipamentos para Divino Espírito Santo, São Torquato, Vila Batista, Ataíde, além de uma Unidade de Pronto Atendimento em Riviera da Barra.

Durante a audiência, os moradores foram informados sobre o projeto da unidade de saúde prevista para Divino Espírito Santo, através de uma exposição do arquiteto Jorge Freire, do Núcleo de Projetos da Secretaria Municipal de Saúde.

A unidade a ser construída no bairro Divino Espírito Santo terá um total de 1.230,70 m², sendo 908,18 m² no pavimento térreo e 322,52 m² no pavimento superior, que será ocupado pela Rede de Frio, para armazenar vacinas e outros medicamentos que necessitam de refrigeração permanente. A unidade de saúde vai dispor de alpendre na entrada, aonde também haverá acesso para a sala de imunização e para a farmácia, que contará com área de dispensação e almoxarifado.

O salão de espera acomodará 85 pacientes, sanitários masculino e feminino, além de três sanitários para pessoas com necessidades especiais. Este salão dará acesso as alas com sete consultórios,  sendo três para atendimento ginecológico com sanitários para pessoas com necessidades especiais, para a ala de atendimento à sala de curativos, assistente social, preparo, nebulização e enfermagem.

O projeto prevê um centro odontológico com espera própria, oito consultórios odontológicos individuais, escovário e sala para raio X. As áreas de serviço estarão em outra ala e vão contar com central de esterilização, dois vestiários de servidores, copa e área de expurgo. A área administrativa abrigará auditório e almoxarifado, além das salas de gerência e de administração.

Na área para a Rede de Frio haverá uma sala para captação, área para montagem de caixas térmicas e para higienização das mesmas, salas para as câmaras frias e freezers, além de vestiários e copa para os servidores, expurgo e salas para administração e gerência.

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO